Você sabe o que é tricologia? Conheça nesse artigo!

O cabelo é uma peça fundamental na construção da autoestima. Por isso, qualquer ameaça de perda ou dano aos fios pode gerar um abalo emocional significativo. Mas, felizmente, para evitar ou corrigir essa situação, existe a tricologia.

Essa ciência, que envolve a área da saúde, ainda é pouco conhecidaexa pela maioria das pessoas, mas representa uma crescente revolução quando o assunto é saúde capilar. Afinal, uma parte tão importante para compor a nossa identidade pessoal, como é o cabelo, merece todos os cuidados.

Se você quer saber o que é a tricologia e como ela pode te ajudar a manter os fios e couro cabeludo saudáveis, leia este artigo até o final!

Entenda o que é a tricologia

A tricologia é uma especialidade que estuda os cabelos e o couro cabeludo e, consequentemente, os problemas relacionados a eles. Essa ciência teve início em 1902, na Inglaterra, e desde então vem utilizando técnicas cada vez mais modernas para o tratamento dos distúrbios capilares.

Quais os principais distúrbios tratados pela tricologia?

A tricologia é muito procurada para tratar a calvície tanto em homens quanto em mulheres, seja ela por causas hereditárias ou não. Porém, essa ciência vai muito além, lidando com a perda de cabelo por motivos diversos, como quimioterapias ou deficiências nutricionais.

Nos fios ainda, ela cuida de problemas genéticos que prejudicam as hastes foliculares e de danos capilares extremos causados por reações químicas. Já no couro cabeludo, ela trata a caspa, a psoríase e infecções. As alopecias cicatriciais também recebem a atenção da tricologia, como a foliculite decalvante, lúpus de couro cabeludo, entre outras.

Saiba qual profissional atua na tricologia

Existem cerca de 2500 causas para os distúrbios capilares, e algumas delas envolvem estresse, má alimentação, ou doenças endócrinas, por exemplo. O profissional habilitado para identificar e tratar esses problemas é o médico especialista em tricologia e patologias do couro cabeludo.

Durante o tratamento, o paciente também pode contar com apoio do médico endocrinologista, ginecologista, nutrólogos e nutricionistas, dependendo do caso — o encaminhamento é feito pelo médico especialista em tricologia.

Como o médico especialista em tricologia trabalha?

O profissional investiga a fundo para descobrir a origem do problema para depois começar o tratamento ideal. Sendo assim, os pacientes passam por algumas etapas, como:

  1. anamnese, que é a entrevista feita pelo profissional de saúde para iniciar o diagnóstico;
  2. exame físico feito no couro cabeludo e nos fios;
  3. exames laboratoriais, como os de sangue, hormonais e bioquímicos;
  4. exames complementares, como tricoscopia, tricograma, fototricogram, entre outros, que podem envolver profissionais de variadas áreas.

Descubra os principais tratamentos

Alguns dos principais tratamentos envolvem procedimentos que objetivam a recuperação da saúde dos fios e do couro cabeludo. São eles:

  • laser capilar: provoca a bio-estimulação das células, contribuindo para aumentar a capacidade de produzirem novos fios;
  • dermaroller: têm centenas de micro agulhas que ajudam a reativar as estruturas do sistema capilar;
  • fotobiomodulação: estimula o couro cabeludo na produção de fios por meio de irradiação luminosa;
  • preventivo contra calvície: é indicado para pacientes com predisposição à doença e pode ser feito por meio tópico — uso de produtos específicos —  ou sistêmico — por via oral;
  • fortalecimento capilar: reúne técnicas para reduzir o enfraquecimento e quebra dos dos fios;
  • infusão transdérmica: utiliza um pequeno rolo de metal com carga elétrica ajustável, que facilita a penetração de substâncias de tratamento no couro cabeludo.

Conheça o panorama da tricologia no Brasil

Assim como é destaque no mercado de tratamentos estéticos, o Brasil também está à frente quando o assunto é tricologia. Afinal, com a diversidade de tipos de cabelos dos brasileiros, os estudos estão cada vez mais se aprofundando para atender às especificidades de cada paciente.

Seja pela experiência e atualização constante dos profissionais ou pelas tecnologias que envolvem essa prática, a tricologia consegue diagnosticar, solucionar e reverter distúrbios, que muitos pacientes acreditam ser sem solução. Essa ciência é capaz de descobrir, até mesmo, problemas, como os autoimunes, precocemente, o que é uma grande vantagem no tratamento da doença!

Agora que você já sabe tudo sobre a tricologia, continue lendo no nosso blog sobre os tratamentos para queda de cabelo com o artigo “4 dúvidas frequentes sobre remédios e tratamentos para queda de cabelo“. Até lá!

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.