Queda de Cabelo: qual a primeira coisa a fazer?

cabelos caindo - o que fazer

Ao sinal de que os cabelos estao caindo em grande quantidade, as pessoas costumam ter as mais diversas iniciativas. Ha quem corra às prateleiras dos itens de perfumaria e adquira xampus, condicionadores e locões intitulados “antiqueda”, a quem se aventure a receitas de origem caseira e, entre outros comportamentos e reações, àquelas que se automedicam, ingerindo e/ou aplicando medicamentos criados para tratar a calvicie.

Especificamente sobre os chamados “antiqueda”, já publicamos aqui um artigo  (“Xampu Antiqueda: funciona ou não?”), visando esclarecer os leitores quanto ao equívoco da propria classificação desses produtos, haja vista que não existe xampu que não faça o cabelo cair, posto que a queda faz parte do seu ciclo de vida natural. E, tanto neste aspecto como nos casos de experimentar as recomendações de familiares e amigos ou aderir à prática da automedicação, o alerta permanece, principalmente para aqueles que se automedicam, já que podem estar se expondo a efeitos colaterais que vão desde problemas leves a questões de saude mais graves.

Então, assim que percebe a queda acentuada dos fios, o que a pessoa deve fazer?

queda de cabelo - o que fazerAgendar uma consulta com o profissional especializado no assunto, que e o dermatologista ou tricologista. Isto porque a alopecia (nome cientifico da calvície) pode surgir por causas diversas, sendo necessario que o médico diagnostique – tanto por meio do seu conhecimento quanto por intermédio de exames específicos – o que exatamente está desencadeando a perda excessiva de cabelo. Somente por meio da sua correta avaliacao é que será possível ao paciente iniciar o tratamento adequado a sua necessidade, sendo que, muitas vezes, este pode se dar paralelamente a outros tratamentos, como, por exemplo, o de disfunções hormonais ou de doenças autoimunes. E, se considerar pertinente, caberá apenas ao dermatologista/tricologista prescrever o uso de determinados xampus ou a ingestão/aplicação de medicamentos como elementos coadjuvantes no combate à alopecia.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Devido a essa falta de maior conhecimento sobre o assunto, muita gente não entende o porquê de não obter êxito nas ações que empreende por conta propria, na tentativa de ao menos diminuir um pouco da quantidade de queda dos fios, evitando que venha a ocorrer a sua perda total. Acontece que, devido às origens da calvície serem diversas, a maioria passa um longo tempo voltada a minimizar os efeitos, desconhecendo as causas pelas quais estes se dão. Além dos fatores já mencionados, elas podem, por exemplo, estar diretamente associadas à predisposição genética (é o caso da chamada “alopecia androgenética”, popularmente conhecida como “calvície hereditária”), ao acumulo de estresse, à utilização de anabolizantes, à deficiência nutricional, a distúrbios alimentares, etc.

Onde encontrar um tricologista?

Assim, da mesma forma como devemos proceder em relação a qualquer alteração que venhamos a perceber no bem-estar da nossa saúde, procurando o auxílio do especialista, a primeira coisa a ser feita ao constatarmos a excessiva queda de cabelo é agendar uma consulta com o dermatologista/tricologista, do qual a Tricosalus Clinics dispõe. Além de contar com uma equipe de profissionais altamente gabaritada para realizar esse atendimento, a Tricosalus é a clínica capilar que possui a mais avançada tecnologia na área. Afinal, mais do que um importante cuidado com a aparência dos fios, é a saúde dos cabelos que está em primeiro lugar!

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.