Quais são os cuidados que se devem ter com o couro cabeludo?

O couro cabeludo é a região da pele do crânio que dá origem aos fios de cabelo. Nela estão localizados os chamados “folículos pilosos”, estruturas responsáveis pela formação do fio. Por esse motivo, os cuidados com a área impactam diretamente na aparência do nosso cabelo, sendo que problemas como dermatite seborreica ou queda podem advir do descuido nessa região.

Em vários momentos do nosso cotidiano, até mesmo com pequenas atitudes, podemos influenciar a saúde do nosso cabelo. Pensando nisso, abordaremos os cuidados mais indicados para o couro cabeludo. Está preparado para saber mais? Vamos lá!

Tenha uma alimentação saudável

O  tema já foi muito abordado, mas é um ponto importante em nosso contexto: de fato, a alimentação faz toda a diferença. Isso ocorre porque os nutrientes que fazem parte da produção do cabelo estão presentes em alguns alimentos específicos. A vitamina A, por exemplo, tem um papel fundamental na saúde do folículo piloso. Ela é encontrada em fígado, óleo de peixes e ovos.

Uma dieta balanceada evita que haja, também, acúmulo de gordura nas glândulas do couro cabeludo. Quando ingerimos gordura em excesso, essas glândulas ficam saturadas e podem conferir aos fios aquele aspecto oleoso. A chave para evitar essa situação é a manutenção de uma dieta equilibrada, sem nutrientes demais ou de menos.

Cuidado com o banho

Um longo banho quente pode ser relaxador após um dia estressante; no entanto, devemos tomar cuidado com a temperatura da água: quando ela está muito quente, ocorre o estímulo das glândulas sebáceas do couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

Além disso, banhos muito quentes também fazem com que a oleosidade natural do couro cabeludo seja retirada, deixando-o momentaneamente seco. Esse é outro fator que resulta no estímulo para a produção de mais sebo.

O ideal é que a temperatura da água, quando for lavar o cabelo, varie de fria a morna.

Uso de produtos químicos

O nosso couro cabeludo acaba sendo exposto a uma série de produtos em diversos momentos. Para lavar, para secar, para modelar e para fixar: cada etapa desse processo exige uma substância diferente. E, quando usados em excesso, esses produtos podem se tornar agressivos ao couro cabeludo, danificando a sua saúde.

Uma dica no uso de produtos capilares é aplicar rotineiramente xampus antirresíduos, que retiram o resto de substâncias. Além disso, é importante avaliarmos a constituição química das substâncias que passamos em nosso cabelo: as que possuem álcool ou formol devem ser evitadas no dia a dia, devido aos efeitos nocivos ao couro cabeludo.

Procure um especialista

O couro cabeludo também necessita de cuidados médicos. Se as dicas que citamos acima não forem suficientes para conter a queda de cabelo ou a caspa, um especialista pode ajudar. Entre os sinais que indicam que você precisa de ajuda profissional estão as seborreias numerosas e a perda rápida de cabelo.

Cuidar do couro cabeludo é apenas uma parte do processo contra a queda de cabelo. Que tal saber mais sobre como diminui-la?

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.