Plástica Capilar: o que é? Para o que serve? E qual o seu tratamento exclusivo?

Os cabelos sofrem muitas influências de agentes externos, tais como raios solares, vento, umidade, poeira e química, assim como o uso excessivo de babyliss e chapinha. Tudo isso altera a fibra capilar, tornando os fios fracos e sem vida.

Se o seu cabelo apresenta textura fina ou ressecada, é preciso ter atenção. Nesses casos, o procedimento mais indicado é a plástica capilar.

Mas o que é plástica capilar e como funciona essa técnica? Veja neste texto!

Por que a fibra capilar muda?

A fibra capilar tem queratina em 85% da sua composição. Com o tempo e a influência de agentes externos, essa proteína vai perdendo a força e, em determinado momento da vida, precisa ser reposta. O desgaste faz com que a fibra capilar perca proteínas e sua umidade natural, deixando os cabelos suscetíveis a quedas, rompimentos e perda da cor.

Em alguns casos, apenas a hidratação caseira ou feita em um salão de beleza é suficiente. Isso acontece porque a hidratação repõe a água perdida, embora, ainda assim, trate-se de uma reparação bastante superficial. Já a plástica capilar é capaz de repor a queratina e a proteína dos cabelos por agir na estrutura interna dos fios.

No entanto, antes de buscar uma solução é preciso entender que existem vários motivos para que a textura do fio mude ao longo dos anos. Dependendo da razão, o tratamento pode ou não ser recomendado. Veja as principais causas de mudança:

 

  • níveis hormonais desequilibrados;diminuição da produção do sebo com o avanço da idade;
  • excesso de tinturas e de tratamentos químicos;
  • medicamentos usados em longo prazo;
  • alimentação pobre em nutrientes.

 

Agora que você conhece os principais motivos para a alteração da estrutura da fibra capilar, é hora de identificar se alguma dessas condições se aplica ao seu cabelo. Para chegar a essa resposta é preciso consultar um especialista na área: o tricologista. Ele vai solicitar exames para dar o diagnóstico correto e depois indicar o tratamento adequado.

Por que devo ter cuidado com cosméticos e tratamentos capilares?

Sabemos que existem diversos produtos e serviços lançados diariamente na rede comercial, independentemente de conhecer sua natureza e a especificidade da sua ação. Na condição de consumidores, muitas vezes somos induzidos a aquisições sem que ao menos nos seja dada a ciência de como elas funcionam.

Normalmente somos tomados pela curiosidade e compramos produtos ou testamos serviços. Somente depois verificamos que não se tratava de uma necessidade real ou de algo que correspondesse às expectativas que criamos. É nesse momento que vêm a frustração e o arrependimento pela aquisição de um produto que não cumpre a sua função.

Portanto, é preciso ter em mente que, além do cuidado diário com os cabelos, a indústria produz um número cada vez maior de produtos e serviços apresentados aos clientes — e àqueles com potencial para vir a sê-lo — como sendo indispensáveis. Mas fique atento às promessas das embalagens e das técnicas milagrosas oferecidas em centros de estética e salões de beleza, pois nem todos os procedimentos que visam à beleza das madeixas estão alinhados com a sua saúde capilar. Por isso, antes de pagar por um item ou serviço, consulte um profissional especializado e qualificado na área.

A Tricosalus Clinics, por exemplo, prioriza a análise completa dos fios e do couro cabeludo, muitas vezes solicitando exames complementares para indicar o tratamento específico para o paciente.

O que é a “queratinização”?

Uma das novidades dos salões de beleza é a realização de um procedimento chamado “queratinização” — uma nova técnica de revitalização dos cabelos cujo objetivo é recuperar os fios danificados. Ou seja, o procedimento é baseado na aplicação de queratina pelas mãos de um cabeleireiro de acordo com a técnica utilizada por ele.

Porém, embora não seja apresentada qualquer restrição ao tipo de cabelo, é importante destacar que esse tratamento exige a avaliação de um profissional. Tal medida é fundamental para assegurar a saúde dos fios que já estão danificados.

O que é plástica capilar?

Trata-se de uma inovação da indústria cosmética japonesa que propõe a reposição dos nutrientes dos cabelos danificados ou envelhecidos para devolver a saúde dos fios, tornando-os novamente bonitos e sedosos, da raiz até as pontas. A reconstrução dos fios com nutrição profunda é realizada após a avaliação de um profissional especializado.

Na Tricosalus Clinics, o paciente passa por uma espécie de triagem antes de realizar o procedimento. Os fios e o couro cabeludo são avaliados minuciosamente, assim como o profissional pode solicitar um exame complementar para ter um diagnóstico mais específico e um tratamento eficaz. Além disso, outro grande diferencial é que a clínica realiza a profunda reconstrução dos fios nos cabelos secos, não molhados.

Por que esse tratamento é exclusivo?

A plástica capilar nos cabelos secos assegura a saúde dos fios e do couro cabeludo durante o tratamento e possibilita um resultado satisfatório. A simples aplicação de queratina em casa ou em um salão de beleza não trará o resultado esperado, pois ambos os casos utilizam água durante o procedimento.

E qual é a influência da água nesse processo? Entenda a seguir.

Qual é a diferença da plástica capilar nos fios secos?

Antes de obter a resposta para essa pergunta, você precisa entender melhor como funciona a estrutura da fibra capilar. Pode até fazer um teste utilizando um fio de cabelo seu. Não é preciso arrancá-lo, basta isolá-lo e observar melhor a sua fibra. Você sabe como é a sua composição?

Todo fio de cabelo tem escamas. Basta usar o polegar e indicador, pressionando-os de cima para baixo para perceber que ele é liso. Porém, se você realizar esse mesmo movimento no sentido contrário, sentirá o fio áspero. Isso acontece porque as escamas estão direcionadas para baixo.

Quando lavamos os cabelos, as escamas se abrem para absorver a água — é por esta razão que os fios ficam pesados. Após o enxágue do xampu, o mais comum é que as pessoas torçam o cabelo para retirar o excesso de água e passem o creme hidratante ou condicionador. Esses produtos têm uma base oleosa, apesar de que, teoricamente, sua função é hidratar.

Acontece que, se os fios estão cheios de água, e água e óleo não se misturam, significa que o produto para hidratar o cabelo em casa passará pelos fios sem que estes o absorvam completamente. Cerca de 10% dele será absorvido — que é justamente a quantidade suficiente para conseguir desembaraçá-los.

Ou seja: por mais caro que você pague por esses produtos, o resultado de qualquer fórmula será o mesmo de uma hidratação superficial. Já no salão, a absorção dos cremes pode ser de até 25% porque o excesso de água é retirado com a toalha.

Porém, com os produtos da plástica capilar da Tricosalus, que são aplicados nos fios secos, a absorção é de 99%. Afinal, durante o procedimento, os cabelos não contêm água.

Para que serve e quais as vantagens da plástica capilar?

Também chamado de requeratinização ou plástica dos fios, esse tratamento é recomendado para pessoas com cabelos muito danificados ou para quem deseja mudar radicalmente os fios — cor ou textura — e prefere tratá-los primeiro. Com a queratina ativa, a cutícula capilar é selada, mantendo os nutrientes no interior dos fios por mais tempo.

Agora que você já sabe o que é plástica capilar e entende que ela funciona como uma película protetora ao redor das fibras capilares, chegou a hora de descobrir suas principais vantagens: tratar algum dano atual ou prevenir futuros problemas.

Se você percebe que precisa dessa reestruturação e não sabe onde fazer plástica capilar, entre em contato conosco. Assim, poderá marcar uma avaliação para devolver a saúde e beleza que os seus fios merecem!

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.