Os cuidados na nova estação: a exposição ao Sol pode ou não causar a queda dos fios?

Depois de meses de tempo frio, a chegada da primavera, seguida pelo verão, é uma grande alegria para quem gosta de se divertir ao ar livre – afinal, essas são as estações mais propícias para se aproveitar o dia na praia, na piscina ou no parque. Porém, é preciso não perder de vista que, se os cuidados com a pele já se tornaram indispensáveis nessas ocasiões, o mesmo ainda não se pode dizer quanto à atenção dada aos cabelos, que, assim como a pele, também sofrem bastante nessas épocas do ano.

sol e verao x queda de cabeloUma duvida comum a muitas pessoas refere-se à possivel associacao entre a demasiada exposição ao sol e a excessiva perda de cabelos, questionando-se se uma coisa poderia ou não desencadear a outra.

Ainda não ha consenso sobre a correspondência direta entre a exposição solar e a manifestação da alopecia (nome científico da calvície); entretanto, e preciso saber que, apos um longo período de exposição, pode haver uma significativa queda em decorrência da fragilidade dos fios, conforme se explicará mais adiante.

Em longo prazo, quem não toma as devidas precauções está sujeito a sofrer no couro cabeludo os mesmos danos encontrados em outros lugares nos quais a pele passou anos sofrendo com os efeitos da ausência de filtros, tais como dermatites e até mesmo o tão temido câncer de pele. E quem já é calvo não deve se esquecer de, igualmente, proteger muito bem essa região. Além disso, nunca é demais relembrar os cuidados gerais com o corpo todo, como, por exemplo, evitar o sol entre as 11 horas e as 17 horas, consumir alimentos leves e saudáveis, não abrir mão do filtro solar e ingerir água.

Sol x Cabelos: o que fazer para essa combinação dar certo?

Vamos começar compreendendo um pouco melhor a relação “sol x cabelos”: conforme já publicamos aqui em outras oportunidades, os fios são compostos por uma proteína dura, rica em enxofre e já bem conhecida – a queratina. Apesar de ser uma estrutura morta (é o mesmo elemento encontrado em pelos e unhas), essa substância age como uma espécie de isolante, mantendo a hidratação e os nutrientes necessários para uma aparência saudável.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Os raios ultravioletas acabam sendo prejudiciais justamente por degradarem os componentes dessa proteína, como os aminoácidos tirosina e a fenilalanina, levando à fragilidade e à alteração do aspecto do fio.

Não bastassem os danos na textura dos fios, a cor também está sujeita a alterações. As perdas de proteína causadas pelos raios UVA e UVB afetam a tonalidade, deixando-os mais dourados ou avermelhados.

A indústria cosmética possui ótimas opções para a reparação das estruturas danificadas, mas o problema é saber quando utilizar cada produto. Ao se expor à radiação solar, devem ser utilizados os cremes específicos para essa finalidade, pois a química somada ao sol pode resultar numa combinação bastante perigosa.

queda de cabelo devido ao solPara quem gosta de um visual mais produzido, bones e chapéus podem ser excelentes opcões. Os modelos ideais sao aqueles que permitem ventilação, com “furinhos” ou uma malha bem aberta, e de tecidos de secagem rapida e menor retenção de suor. Assim, diminuindo-se o calor e a umidade, há um menor risco de agravamento de dermatite seborreica preexistente. Uma boa opção são aqueles oferecidos por lojas especializadas em produtos dermatologicos em que as fibras do tecido do boné e do chapéu possuem filtros solares, conferindo proteção extra para quem vai se expor ao sol.

Ainda no que diz respeito a prevenir os danos, não há duvida de que, quando se busca alguma garantia, o melhor a fazer continua sendo a consulta com o profissional especializado na área. Trata-se do médico dermatologista/tricologista, que, na Tricosalus Clinics, é comprovadamente habilitado para cuidar de todo e qualquer problema que possa afetar a saúde capilar, atuando não somente na remediação dos danosos efeitos desencadeados pelo excesso de sol, mas também na sua prevenção, impedindo que o couro cabeludo e os fios venham a ser submetidos a danos muito mais graves.

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.