Mega Hair x Queda de Cabelo: qual a relação?

Mesmo quando a moda dita que a tendência para os cabelos femininos é o corte “estilo Joãozinho” ou o clássico “chanel”, os fios bem compridos e com volume nunca deixam o seu posto de favoritos na opinião da maioria dos homens e mulheres. Entretanto, quem já tentou ter aquele visual glamouroso, digno de protagonista de novela, sabe que o processo de crescimento das madeixas pode levar alguns anos até alcançar o ponto desejado.

mega hair e calvicieNesse aspecto, a tecnica conhecida como mega hair, popularizada por atrizes que precisam mudar o visual rapidamente para interpretar uma nova personagem, é uma opcao que proporciona cabelos longos e naturais em apenas algumas horas. No mais, a industria da estética oferece cada vez mais alternativas de apliques que podem ser utilizados com bastante facilidade.

Além de resolver uma simples questão estética, o método ajuda aquelas pessoas que não querem – ou não podem – esperar pelo processo de crescimento dos fios. É o caso, por exemplo, de pacientes que estejam se recuperando de sessões de quimioterapia e/ou de outros tratamentos com medicações muito fortes, daqueles que desencadeiam a alopecia (nome cientifico da calvície) e que precisam de soluções ageis para melhorar a sua autoestima e, consequentemente, a sua qualidade de vida.

É preciso ter em mente, porém, que muitos são os cuidados necessários para que o alongamento atinja os resultados pretendidos sem que ocorram danos aos fios naturais.

O processo de colocação do mega hair, por exemplo, pode ser feito de diferentes maneiras. A opção mais procurada é aquela feita com polímero de queratina – uma espécie de cola do tamanho de um grão de arroz que, ao ser derretida com uma pinça aquecida, une os novos fios ao cabelo real da pessoa. São necessários cerca de 200 pequenos tufos para se obter o efeito pretendido, sendo que o procedimento deve ser realizado por um profissional treinado e com equipamento de qualidade, a fim de que não haja a queima da estrutura. Há ainda a alternativa de costurar os implantes na cabeça quase que mecha a mecha – o conhecido “ponto americano”.

Mega hair e alopeciaEm ambos os casos, existe um fator de grande influência para a queda dos cabelos: a sua tracao. Ou seja: o peso sustentado pelo cabelo aumenta de forma consideravel, de modo que, em longo prazo, esta e uma ação que pode danificar permanentemente o bulbo capilar e impedir que novas estruturas nasçam e cresçam, ocasionando, então, a alopecia permanente.

Os cuidados necessários com o mega hair e outras possibilidades de “alongamento instantâneo”

Para que esse “puxa-puxa” seja reduzido, recomenda-se que a pessoa que esteja com os apliques evite o seu embaraçamento com a utilização constante de cremes hidratantes, tranças para dormir e o uso de pentes e escovas somente com dentes largos, sempre começando pelas pontas e subindo gradativamente.

Além disso, a manutenção incorreta dos apliques fixos pode promover outros problemas que afetam a saude do couro cabeludo. Isto porque, com um volume maior proximo à raiz, a correta aplicação de xampus e loções fica mais complicada – motivo pelo qual a técnica é contraindicada a quem faz tratamento contra psoriase ou dermatite seborreica. A má higienização também é fator determinante para o aparecimento ou o aumento de “incomodos” como a caspa e a oleosidade excessiva.

Após a lavagem, o cabelo não deve ser mantido úmido por muito tempo, em razão de isso favorecer a proliferação de fungos. Todavia, o secador deve ser mantido a uma distância de pelo menos 15 cm dos fios, para que não haja o enfraquecimento dos mesmos e nem o derretimento da cola.

Mesmo tomando os cuidados redobrados que o mega hair exige, é de se esperar que aconteçam as quebras dos fios, principalmente nas pessoas que têm um cabelo mais frágil e/ou danificado. Como a manutenção no salão deve ser feita a cada 90 dias para que as mechas “artificiais” sejam retiradas e colocadas novamente mais próximas da raiz, o ideal seria que houvesse um período de alguns dias para o “descanso” sem os apliques, no qual o couro cabeludo e os fios naturais receberiam um tratamento reparador especial.

Com tanto trabalho e tantos riscos, há quem receie utilizar essa técnica, podendo optar por uma solução mais rápida e segura, que são os apliques com grampos “tic-tac” ou presilhas, que, embora mais perceptíveis ao toque, podem ser facilmente retirados sempre que desejado. Os modelos disponíveis já são tantos que hoje já é possível sair de casa com uma franja ou um rabo-de-cavalo gigantesco, sem a necessidade de encarar a tesoura ou de passar longos anos sem visitar um salão de beleza.

Para quem já tem calvície, o mega hair pode ser uma solução?

Apesar de requerer uma série de cuidados, o mega hair é uma técnica relativamente simples, na qual não há necessidade de intervenções cirúrgicas nem de uso de medicamentos – ao contrário da grande maioria das “soluções” que acabam sendo apresentadas a quem já manifesta com algum tipo de alopecia.   Por que, então, ele não é indicado como tratamento para quem sofre com a queda de cabelos?

A resposta é simples, retomando-se aquilo que já foi anteriormente exposto: mesmo que ainda haja fios onde o aplique possa ser colado, o seu peso pode piorar o caso de alopecia, pois a tração exercida pelo peso do implante danificaria ainda mais a condição já não ideal do paciente.“Mesmo assim, gostaria de alongar os meus cabelos com mega hair . O que devo fazer?”

Se o uso de mechas fixas é o que atende melhor às suas necessidades e gostos, a recomendação é a de que um bom cabeleireiro, com bastante experiência na área, seja o corresponsável por essa mudança. Porém, alertados sobre a probabilidade da perda dos fios, o mais importante é agendar a sua visita na Tricosalus Clinics para realizar uma completa avaliação da sua saúde capilar. Afinal, ninguém deseja exibir a beleza instantânea das longas madeixas à custa da posterior perda dos cabelos, e a palavra de um médico especialista no assunto é fundamental para auxiliar a pessoa interessada a manter a integridade dos fios e do próprio couro cabeludo, seja evitando o procedimento ou durante e após a aplicação do mega hair.

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.