Ironman 70.3 Itália: fundador da Tricosalus é certificado homem de aço pela segunda vez!

 

Aos 51 anos de idade e somente 8 meses depois de superar todos os obstáculos e conquistar o certificado de homem de aço no Ironman 70.3 em Miami, o fundador da Tricosalus Clinics, Alessandro Corona, resolveu se lançar a outro grande desafio: competir entre os mais de 2 mil participantes do Ironman 70.3 promovido na Itália no dia 14 de junho e testar todos os limites da sua resistência sob uma temperatura de 40 graus!

Desta vez, o megaevento ocorreu em Pescara, reunindo inscritos de mais de 41 países. De volta ao seu país de origem, Alessandro sentia-se em casa. Mas, para chegar ao final da competição em menos de 8 horas (mais precisamente, em 7 horas 18 minutos 10 segundos), foi necessário contar com bem mais do que a beleza singular das paisagens italianas e a calorosa torcida da população local: além de todo o controle físico, o fundador da Tricosalus provou que é preciso exercitar a disciplina mental!

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Segundo veio a saber dos próprios colegas, o Ironman 70.3 deste ano foi um dos mais difíceis já ocorridos na Itália, principalmente devido às condições climáticas, já que o mês de junho costuma ser bastante quente naquela região. Outro agravante enfrentado pelos atletas foi o horário de início da competição: diferentemente das demais (programadas entre 6 e 8 horas da manhã), o evento em Pescara foi marcado para o meio-dia, quando os relógios já registravam temperatura média de 40 graus e 70% de umidade!

 

  • Natação – 2 km em apenas 47 minutos

 

natacao

 

 

Num grupo com cerca de 400 participantes dentro dagua, Alessandro Corona se viu novamente em meio à confusao que já experimentara durante a prova de natacão realizada em Miami no ano passado: muita gente para pouco espaço! Desta vez, porem, o disciplinado competidor de 51 anos já estava preparado para a pressão imposta pelos demais esportistas, sabendo como administrá-la em seu proprio proveito. Assim, nadando ininterruptamente, o fundador da Tricosalus Clinics completou os 2 km dessa primeira modalidade na metade do tempo consumido no evento de 2014: de 1h29min, ele passou para 47 minutos!

 

 

 

  • Bike – 90 km de muitos desafios em 3h33min

 

bikeEmbora Alessandro tivesse analisado todo o percurso, ele mesmo se surpreendeu ao ver as três subidas que exigiriam tanto dos competidores! A primeira delas ja era bastante ingreme, alcancando 300 metros de altura, sendo que a segunda chegava aos 400 metros e, a ultima, aos 350 metros. Mal dava tempo de descer e já era hora de subir novamente!

O esforço empreendido durante essa etapa era imenso, e a propria visualizaçao de todo o percurso era algo que por si só impactava psicologicamente os atletas. Como “trilha sonora”, o fundador da Tricosalus ainda destaca a “música” das sirenes das ambulâncias prestando socorro àqueles que iam ficando pelo caminho.

Ate nos últimos 15 km da modalidade foi preciso continuar pedalando. Não bastasse toda essa dificuldade, os ventos ainda sopravam na direção contrária à dos atletas.

 

  • Corrida – 21 km em 2h33min

 

corrida

 

A contar todos os treinos que Alessandro Corona vem realizando diariamente, a corrida foi uma modalidade que ele conseguiu concluir sem grandes dificuldades, apesar de toda a exaustao provocada pelo percurso da etapa anterior.

Em 2015, a sua media de tempo para a execucão dessa prova (2h33min) foi similar à do ano passado (2h27min).

 

 

 

Desafiando os limites do corpo e angariando lições para a vida

 

O Ironman 70.3 Italia foi tão desafiador que, mesmo entre aqueles que eram profissionais, houve quem não resistisse. Para se ter uma ideia, 2 homens sofreram ataque cardiaco, 1 mulher foi atingida por embolia pulmonar e, entre os 150 participantes diretamente afetados, os socorristas diagnosticaram quadros de desidratação devido ao calor excessivo, cãibras e contusões apos a queda de bicicleta.

Nos 3 primeiros casos, os competidores precisaram ser internados em unidade de terapia intensiva. De acordo com os jornais italianos, o numero de resgates foi muito mais expressivo do que nos últimos anos. “Parecia um cenário de guerra”, lembra o fundador da Tricosalus.

Para Alessandro, se esta fosse a sua primeira inscrição num evento dessa magnitude, é muito provável que ele não tivesse conseguido chegar ao final, sobretudo pelo enorme desafio imposto à etapa de ciclismo. Para tanto, ele acredita que foi fundamental contar com todo o treinamento a que se propos desde a sua participação no Ironman 70.3 de 2014, e considera: “Por mais que mil coisas possam existir a nosso favor, inclusive sorte, o fato é que, se você não estiver realmente preparado, nunca poderá contar com a certeza de alcançar o resultado. Mas, na pior das hipóteses, se for preciso contar somente com a sua preparação, você consegue!”.

A lição apreendida pelo dedicado esportista também é algo que ele estende à atuação empresarial: “Se você faz tudo certinho, se você faz uma obra de arte seguindo todos os fundamentos de um finaltrabalho bem feito, se você cuida de todos os riscos a 360º, se você avalia tudo o que pode acontecer, se nao toma nenhuma iniciativa que não seja raciocinada, a chance de algo não dar certo sera minima.”.

Exemplo desse controle e dessa estrategia técnica sobre os quais Alessandro Corona comenta pode ser associado ao monitoramento incessante dos seus batimentos cardíacos, cujos resultados eram imprescindíveis para que ele soubesse como proceder durante todas as etapas, além da sua preparacão física.

Outro destaque para este esforçado atleta está na superação dos limites que poderiam ser considerados proprios da sua idade, já que, na faixa etária dos 50, são comuns as queixas referentes à desaceleração do metabolismo, ao acumulo de tecido adiposo na região abdominal, ao surgimento de problemas circulatórios, alterações no colesterol, etc. No entanto, aos 51 anos, o fundador da Tricosalus é o oposto dos estereótipos geralmente atribuídos à maioria dos homens dessa idade, exibindo não apenas um físico de chamar atenção de muitos jovens (com apenas 7% de gordura no corpo), como também uma saúde de adolescente!

A saúde, particularmente, está entre as prioridades de Alessandro, incluindo-se aí a saúde psicológica. A esse respeito, ele ressalta o estresse que caracteriza o nosso dia a dia, levando inúmeras pessoas ao desequilíbrio. Nesse sentido, Alessandro considera que a atividade física em geral seria uma “droga do bem”, capaz de produzir endorfinas, eliminar a necessidade de medicamentos e substituir a adesão a outros hábitos ou vícios comprovadamente prejudiciais, como ingerir alimentos e/ou bebidas em excesso, recorrer ao uso de cigarros, etc.

Por fim, vale a dupla menção honrosa ao Sistema CNC, uma solução não cirúrgica para a calvície que, sem dúvida, é à prova de Ironman! Isto porque, conforme o próprio fundador da Tricosalus observa, a sua segunda competição foi ainda mais dura do que a primeira, principalmente devido ao calor excessivo e à alta umidade, sendo que o Método CNC mais uma vez demonstrou a sua eficácia definitiva!

 

E vêm novas competições por aí!

 

Isso mesmo: a garra de Alessandro Corona se intensifica a cada dia!  No clima das grandes competições, ele já se inscreveu para mais outros dois megaeventos: neste semestre, a sua participação será novamente no Ironman 70.3 Miami e, em 2016, o fundador da Tricosalus colocará ainda mais à prova todos os seus limites no Ironman na Áustria, no qual precisará percorrer nada menos do que 4 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida dentro de até 18 horas!

Para quem se dispõe a continuar com toda essa fibra até os 80 anos de idade e aos 51 comemorou a sua nova superação como um legítimo homem de aço (entre os menos de 500 competidores que venceram todas as etapas dentro do tempo estimado), nada mais verdadeiro do que a certeza de que sim, tudo é possível – e é aguardar para ver!

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.