Imecap Hair funciona mesmo? ― saiba o que dizem os especialistas

Comercializado pela Divcom Pharma / Vidfarma, o “Imecap Hair” é um produto que, de acordo com o anúncio em sua própria embalagem, “combate a queda de cabelo”, “estimula o crescimento” e “aumenta o volume”. Porém, para entender melhor qual a sua indicação e qual seria a sua real eficácia, é preciso antes responder à seguinte questão: qual é exatamente o “problema” no qual ele age, isto é, Imecap Hair “combate a queda de cabelo” decorrente do quê?

imecap_hair (Small)Conforme já esclarecemos em diversos artigos, a excessiva perda de cabelo pode ser desencadeada por causas diversas. A predisposição genética, por exemplo, está entre as mais comuns, sobretudo entre os homens. Além disso, é preciso considerar ainda a ocorrência de alterações hormonais, doenças endócrinas e doenças sistêmicas, estresse, depressão, distúrbios do sono, desordens e transtornos alimentares, uso de substâncias como anabolizantes e cigarro, uso de determinados medicamentos, procedimentos químicos realizados no salão de beleza, entre outras possibilidades.

Desta forma, embora o alcance da sua publicidade não apenas nos canais de televisão, mas também na internet (para se ter uma ideia, somente no YouTube são registrados quase 5 mil resultados para o nome do produto), é preciso ter em vista que o Imecap Hair se destina a um determinado tipo de queda capilar. No caso, a sua finalidade consiste em repor os componentes necessários à nutrição e ao fortalecimento dos cabelos, já que nem sempre conseguimos adotar uma dieta equilibrada que contemple todos os nutrientes indispensáveis a nossa saúde em geral.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

 

  • Mas, então, o que é o “Imecap Hair”? Ele realmente “funciona” ou não?

Mais precisamente, o Imecap Hair é um suplemento vitamínico, e não um medicamento. Por essa razão, inclusive, ele é isento de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que o considera um “alimento”. Na sua composição encontram-se piridoxina (vitamina B6), biotina, cromo, selênio, zinco e gelatina hidrolisada, e em sua própria bula consta a recomendação de que o produto deve ser consumido “preferencialmente sob a orientação de nutricionistas e/ou médico”[1].

Aqui, porém, é possível que se levante a seguinte dúvida: se Imecap Hair é um suplemento vitamínico, existiria algum tipo de contraindicação em tomá-lo sem a devida orientação?

Apesar do chavão popular, segundo o qual “se não fizer bem, mal também não fará”, a verdade é que, além de não resolver o problema da queda de cabelo em pessoas que não estejam sofrendo com deficiências nutricionais, é preciso lembrar que o excesso de vitaminas pode causar mais prejuízos à saúde do que a sua própria carência. Em excesso, a vitamina B6, por exemplo, pode causar fotossensibilidade e afetar o sistema nervoso.

Resumindo: segundo a síntese apresentada na propaganda veiculada na televisão, “Imecap Hair age na raiz do problema, no bulbo capilar, dando mais volume e brilho aos cabelos”. Aqui, esclarecemos que esses efeitos só podem ser produzidos por esse suplemento vitamínico se a causa da queda excessiva de cabelo estiver relacionada à deficiência dos nutrientes que ele repõe. Do contrário, Imecap Hair não promoverá os resultados desejados, e aqueles que não apresentam nenhuma carência nutricional ainda poderão ser prejudicados pelo consumo excessivo dessas substâncias.

Portanto, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é importante identificar o fator (ou os fatores) que está (estão) desencadeando essa queda. Afinal, existem diversas causas pelas quais a calvície pode se manifestar, e somente o dermatologista especializado em patologias do couro cabeludo, do qual a Tricosalus dispõe, detém o conhecimento necessário para realizar um diagnóstico preciso e, a partir daí, indicar o tratamento mais adequado para cada pessoa.

[1] Disponível em https://consultaremedios.com.br/imecap-hair/p. Acesso em 13 mar. 2016.

Responder

Seu email não será divulgado.