Flutamida: o que homens e mulheres realmente precisam saber

Na história da medicina não é incomum que um remédio indicado para o controle e/ou cura de uma determinada doença acabe tendo resultados positivos em uma área totalmente diferente daquela pela qual foi desenvolvido.
Exemplo disso, já abordado aqui mesmo no site da Tricosalus, refere-se ao artigo sobre a Finasterida, um medicamento destinado ao tratamento de hiperplasia prostática (aumento da próstata) que, surpreendentemente, revelou efeitos positivos nos pacientes que também apresentavam um caso de alopecia (nome científico da calvície), tornando-se, a partir de então, uma alternativa contra esse problema.

flutamida é bom para os cabelosUm quadro parecido ocorreu com os usuarios da Flutamida, uma substância prescrita para pacientes que tenham descoberto o câncer de prostata em estágio avancado ou no qual as terapias tradicionais nao atingiram o resultado esperado. Comercializada com o próprio nome do composto – “Flutamida” – ou como Eulexin, Tecnoflut e Teflut, a sua classificação é a de um antiandrogênio (bloqueador de hormonios masculinos) que “atua inibindo a ligação da testosterona ou da diidrotestosterona aos receptores nucleares e citoplasmáticos nas células-alvo”1. Por consequência, o tumor tem o seu volume reduzido, prolongando a sobrevida do paciente.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Melhoria da perda de cabelo, da acne e do hirsutismo

flutamida efeitos para os cabelosPor atuar diretamente nos hormonios, principalmente com a testosterona, esse farmaco acaba provocando outras alteracões no organismo, sendo que, verificadas tais ações, a sua aplicaçao tambem passou a ser destinada às mulheres, visando-se à melhoria da excessiva perda de cabelo, da acne e do hirsutismo(excesso de pelos em áreas improváveis). Vale destacar, no entanto, que, exceto em casos de câncer, esse medicamento não deve ser ministrado em homens, sob o risco de lhes causar graves danos à saude.
Mesmo que a prescrição dermatologica não esteja listada no registro do produto, parte dos médicos do ramo defende o seu uso, desde que, obviamente, haja um acompanhamento especial – o que contempla uma dosagem personalizada para cada paciente, periodos de ingestão não superior a dois meses e exames de sangue recorrentes a fim de que sejam avaliadas as suas funções hepáticas, mesmo que assintomáticas. Caso se dê a presença de icterícia (cor amarelada na pele e/ou mucosas e olhos) ou números elevados de transaminases (enzimas hepáticas detectadas no sangue), o tratamento deve ser descontinuado imediatamente e a pessoa deve receber os cuidados necessários para a normalização das funções do fígado.

Os efeitos colaterais da Flutamida

flutamida efeitos colateraisOs efeitos colaterais mais comuns associados à Flutamida estao relacionados a problemas cardiovasculares, gastrointestinais e à perda de libido.
Todavia, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitaria) e outros orgãos ao redor do mundo alertam quanto ao perigo do surgimento de hepatite fulminante nas mulheres que o ingerem. Para se ter uma ideia, no Brasil, na Franca e nos Estados Unidos, a fórmula não prevê o seu uso por individuos do sexo feminino. No Brasil, o governo decidiu lançar um alerta após cinco mulheres com idades entre 18 e 35 anos desenvolverem a doença (hepatite fulminante). A unica opção de cura e a realização de um transplante em um período inferior a 72 horas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, e, infelizmente, das cinco mulheres, quatro casos resultaram em óbito, incluindo duas tentativas de cirurgia sem sucesso.

flutamida para gestantesAlem das questões ja mencionadas, a Flutamida nao deve, sob hipotese alguma, ser absorvida por uma gestante: a sua atuacão é capaz de provocar desde um aborto até a má formação do feto, como, por exemplo, a interrupção do desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos.

A importância do acompanhamento médico para o uso da Flutamida

Apesar da polêmica, os profissionais de saude que receitam a Flutamida, tanto para a alopecia quanto para as alterações da pele, não estão agindo fora da lei. A receita “off label” (um medicamento sem respaldo da literatura ou dos órgãos controladores, como a ANVISA) é uma prática comum e autorizada.Quando o assunto é a Flutamida, o que não se discute é que se trata de um medicamento eficaz e que, paralelamente à sua eficácia, o seu uso indiscriminado pode ser bastante perigoso. Por isso mesmo, reitera-se aqui a importância de não se praticar a automedicação e de que, em havendo interesse em saber mais sobre essa fórmula que vem sendo indicada no combate à queda dos fios, agende-se uma consulta com um especialista da área – o dermatologista/tricologista.

tratamento com flutamidaNa Tricosalus Clinics encontra-se uma equipe de profissionais altamente qualificada e experiente no assunto, da qual a paciente recebera a devida orientacao para que, se necessário, faça o melhor proveito dos avanços da farmacologia – com segurança. Afinal, e preciso contar com o apoio de um médico que detenha um grande conhecimento e transmita a desejada confiança para que o problema da queda de cabelo seja resolvido sem se descuidar da saude em geral.

 

 

1. FLUTAMIDA – INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA). Disponivel em http://www.inca.gov.br/rbc/n_50/v01/pdf/revisao1.pdf. Acesso em 12 dez. 2013.

Responder

Seu email não será divulgado.