Exsynutriment: quais os seus reais efeitos no combate à calvície?

Se você já vem acompanhando o nosso blogue há algum tempo, sabe que, dentre os muitos temas relacionados à saúde capilar, já nos dedicamos algumas vezes aos necessários esclarecimentos acerca dos efeitos dos nutricosméticos voltados a combater a queda de cabelo em excesso. Mais recentemente, publicamos um artigo referente ao uso da biotina, além de também já virmos abordando a utilização de suplementos como o Pantogar, o Pill Food, o Eximia Fortalize e o Imecap Hair, entre outros exemplos. Hoje, especificamente, verificaremos em que consiste um dos nutricosméticos que têm despertado grande interesse por parte daqueles que buscam atenuar e/ou solucionar o problema da perda dos fios em grande quantidade e de que modo ele contribui para isso: o Exsynutriment.

ExsynutrimentDisponibilizado no Brasil pela Biotec Dermocosméticos – empresa do Grupo AQIA Química Industrial –, o Exsynutriment é definido como “uma molécula baseada em ácido ortosilícico estabilizado em colágeno marinho hidrolisado”. O silício orgânico, por sua vez, é um elemento presente no corpo humano que tem como função a regeneração das células da pele, a estimulação da síntese das fibras de sustentação (para que a pele se mantenha firme) e a reposição dos minerais perdidos (a fim de que os ossos permaneçam fortes). Alguns dos alimentos com alto teor dessa substância são frutas como maçã, laranja, manga e banana, cereais como arroz, milho e aveia, legumes como cenoura, cebola e penino, além de alimentos como peixe e farelo de trigo.

Assim, apresentado como “sinônimo de silício orgânico verdadeiramente efetivo” pela Biotec (embora também seja comercializado por farmácias de manipulação), o Exsynutriment é ainda caracterizado como “biodisponível”, ou seja, trata-se de uma substância que é facilmente absorvida pelo organismo – o que garante que ele seja aproveitado corretamente pelo corpo, cumprindo o seu papel.

De acordo com os estudos divulgados, os benefícios do silício orgânico no organismo consistem no fortalecimento de cabelos e unhas, no aumento da síntese de colágeno e elastina, na manutenção da elasticidade das paredes dos vasos e no aumento da fixação de cálcio no tecido ósseo.

 

Mas, se o silício orgânico é uma substância encontrada nos alimentos, qual seria a necessidade da suplementação?

Tendo em vista que a nossa alimentação nem sempre é a mais equilibrada nem a mais saudável, os níveis de silício orgânico de que precisamos nem sempre podem ser satisfeitos exclusivamente por meio dos alimentos que consumimos. Além disso, os níveis de silício decaem progressivamente após os 30 anos de idade, quando passa a ser necessária a sua reposição.

Em relação à posologia recomendada, a Biotec sugere de 100 a 300 mg/dia quando o Exsynutriment está associado a outros ativos e de 300 a 600 mg/dia quando o seu uso é isolado.

Por se tratar de uma substância considerada parte do próprio organismo, a sua ingestão não implicaria nenhum efeito colateral ou restrição quanto ao tempo de uso. Para obtenção de resultado, no entanto, estima-se um período mínimo de três meses.

 

E de que forma, mais precisamente, o Exsynutriment atua no combate à queda de cabelo?

Tal como os estudos divulgados pela Biotec apontam, o Exsynutriment exerce papel benéfico nos cabelos por ser capaz de promover tanto o seu crescimento quanto a sua maior resistência às intempéries do dia a dia. Nesse sentido é que 83% das 34 pacientes que participaram do estudo realizado pela empresa identificaram melhorias em termos de penteabilidade do cabelo, maciez, brilho, crescimento e queda. Isto porque a presença de silício orgânico no bulbo capilar possui ação antiqueda e antienvelhecimento.

À parte os efeitos positivos da substância, cumpre salientar, porém, o mesmo que já alertamos em relação aos demais nutricosméticos: os resultados originados pelo seu uso são satisfatórios nos casos em que a queda de cabelo é desencadeada pela carência de determinados nutrientes no nosso organismo, de modo que não podem ser ampliados a todos os quadros nos quais se verifica o surgimento da calvície. Afinal, a perda excessiva dos fios pode ser desencadeada pelos mais diversos fatores, e somente a partir do diagnóstico feito pelo especialista é que será indicado o tratamento mais efetivo para cada paciente, considerando-se as suas reais necessidades!

 

bannernewsletter2

Responder

Seu email não será divulgado.