Efeito Rebote Capilar: Saiba o que é e como se livrar dele!

Efeito Rebote Capilar: Saiba o que é e como se livrar dele!

Efeito rebote é um termo muito comum no universo do emagrecimento. Por exemplo, quando alguém está acima do peso e opta por fazer uma dieta muito restritiva, o corpo entende que há algo errado e acaba fabricando mais gordura do que o normal, causando efeito rebote — também conhecido como “efeito sanfona”.

Mas o que poucos sabem é que o nosso organismo pode provocar esse efeito de várias formas, inclusive nos cabelos. Você sabe como acontece o efeito rebote capilar?

Então, continue a leitura, descubra as causas desse problema e aprenda como combatê-lo.

O que é o efeito rebote capilar?

“Rebote” significa o retorno de algo rebatido, ou seja, a consequência de uma ação. Já o “efeito rebote” ocorre quando o corpo fabrica algo em excesso para compensar uma perda. E o efeito rebote capilar acontece quando há um excesso de tratamento nos fios, causando o efeito oposto ao desejado. Por isso, deve-se ter muito cuidado ao realizar um tratamento de hidratação, nutrição ou reconstrução capilar.

Como ele acontece?

Sabe quando o cabelo está muito oleoso e você quer acabar com o problema imediatamente? Comprar produtos para diminuir a oleosidade é uma saída, mas é preciso regular o uso para não piorar a situação.

Lavar o cabelo com muita frequência, por exemplo, pode tirar toda a oleosidade das raízes e do couro cabeludo, pois a pele vai entender que o sebo natural, que serve para proteger essa região capilar, está indo embora mais rápido do que o normal e, como consequência, produzirá mais oleosidade. Esse é um mecanismo de defesa do organismo, o efeito rebote capilar.

Como prevenir o efeito rebote capilar?

Combater problemas capilares vai além de comprar um produto para o caso específico: é preciso também consultar um profissional, o tricologista, que é o especialista na área. Esse profissional examinará o cabelo e o couro cabeludo do paciente e, posteriormente, indicará o procedimento correto a ser tomado. É preciso organizar bem o tratamento e, de preferência, estabelecer um cronograma capilar.

Assim, não adianta comprar qualquer xampu, condicionador e creme de tratamento para deixar o cabelo hidratado. Diferentemente do que muitos imaginam, o uso em excesso desses itens deixa o cabelo poroso e sem brilho. Da mesma forma, quem lida com a caspa não pode lavar o cabelo todo dia.

Veja alguns exemplos de como cuidar dos cabelos de forma saudável nos seguintes casos:

  • excesso de hidratação — quando os fios ficarem finos, porosos, fracos e com frizz, inclua mais umectação, reconstruções e tratamentos nutritivos no seu cronograma capilar;
  • excesso de nutrição — quando os cabelos estiverem com aparência pesada e sem movimento, use xampus antirresíduos ou detox e complemente com hidratação e reconstrução para deixá-los mais fortes;
  • excesso de reconstrução — se os fios estiverem rígidos e com tendência à quebra, faça umectação e invista em tratamentos nutritivos e hidratantes.

Uma dica: ao constatar um problema, não aja por impulso. Identifique os sintomas, liste os produtos que você já usa e pesquise sobre as possíveis soluções. Em seguida, busque uma ajuda profissional para iniciar o tratamento adequado à sua condição. Vale a pena ter cautela para evitar o efeito rebote capilar.

Agora que você já sabe o que é o efeito rebote capilar, ficou mais fácil preveni-lo, não é mesmo? Lembre-se de que a saúde sempre deve vir antes da estética e de que o acompanhamento profissional é indispensável para conquistar os resultados desejados. Evite “truques milagrosos” para não ter problemas com os fios e com o couro cabeludo.

Gostou do texto? Então, curta a nossa fanpage e acompanhe os nossos conteúdos e tratamentos de saúde e beleza capilar!

[/cmsms_text][/cmsms_column][/cmsms_row]

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.