Crescimento, Repouso e Queda: conheça melhor as três fases do seu cabelo

Muita gente não sabe, mas, assim como o homem passa pelas diferentes fases do seu ciclo de vida (via de regra, ele nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre), os nossos fios de cabelo, que também têm vida, possuem cada um o seu próprio ciclo, que, teoricamente, está dividido em três fases: crescimento, repouso e queda.

A seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas etapas nos seus aspectos gerais.

• Fase 1: Crescimento – Você sabe durante quanto tempo um fio de cabelo cresce?

Um fio de cabelo cresce, em media, durante dois a sete anos.

Esta é a fase chamada de “anagena”.

• Fase 2: Repouso – o que é?  

Apos o tempo máximo de crescimento dos fios, eles se desprendem do couro cabeludo e migram em direcao à superficie da pele, passando pela sua fase de repouso, também denominada “catágena”.

Esta é uma etapa que dura em torno de dois a quatro meses.

• Fase 3: Queda.

Passada a fase de repouso, logo depois os fios se soltam completamente do couro cabeludo, e esta é a fase conhecida como “telógena”.

Mas, se a queda é a terceira e ultima fase do ciclo de vida dos cabelos, isso significa que não há uma fase para a substituição dos fios?…

É importante salientar que, nesse meio tempo em que os fios se soltam completamente do couro cabeludo, o bulbo capilar (a raiz do cabelo) continua trabalhando. Isto significa que, enquanto o fio ainda está preso ao folículo, este também está trabalhando na produção do novo fio que deverá crescer.

E é verdade que, em média, caem até 100 fios de cabelo por dia? Essa é a referência do que devemos considerar como sendo normal? Podemos aplicá-la a todas as pessoas?

Embora a média da queda de cabelo tenha se estabelecido como sendo a de, geralmente, até 100 fios por dia, o fato é que a queda normal diária é diretamente proporcional ao número total de cabelos e à duração da sua fase de crescimento (“anágena”). Ou seja: se você possui 100 mil fios de cabelo e a sua fase de crescimento dura em torno de três anos, então, você terá uma queda de 100 fios de cabelo por dia, sendo que a sua troca total de fios deverá ocorrer a cada três anos.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Acompanhe no quadro:

Se, por exemplo, você tiver 200 mil fios com um crescimento a cada três anos, a sua perda diaria será de 200 fios, e assim sucessivamente.

Tais numeros podem ser obtidos por meio de um exame denominado “tricotest”, que e realizado na Tricosalus pelos nossos dermatologistas.

Tudo bem: um fio de cabelo cresce, em média, durante dois a sete anos. Mas quanto é que ele cresce por mês?

Normalmente, um fio cresce 1 cm por mês. Assim, se uma pessoa tiver 150 mil fios de cabelo no couro cabeludo, isso quer dizer que 80% deles estao em fase anágena, ou seja, mais ou menos 120 mil fios estarão em crescimento.

Para encerrar: esse tempo de crescimento dos fios e o mesmo para todas as pessoas?

O tempo de crescimento dos cabelos varia de pessoa para pessoa, pois ele é determinado pela genética de cada individuo, podendo sofrer variacões por questões hormonais, doenças, deficiências nutricionais, estresse pos-cirurgico, estresse psicológico, entre outros fatores.

Responder

Seu email não será divulgado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.