Conheça os 4 principais tipos de cabelo

Conheça os 4 principais tipos de cabelo

Antes de adotar qualquer cuidado com o seu cabelo, você precisa conhecer quais são as principais texturas capilares e como cada uma delas se comporta. Isso é importante porque, ao identificar corretamente a estrutura do seu fio, você saberá qual o tratamento adequado para ele. De olho nisso, neste texto reunimos os quatro principais tipos de cabelo.

Confira a lista e saiba como proporcionar mais vida, saúde e beleza às suas madeixas!

1. Liso

O cabelo liso é muito fácil de ser identificado, pois ele não tem nenhuma ondulação.

A ausência de curvas do cabelo liso, aliás, é um dos motivos que aumentam sua oleosidade. Como não há nenhum “obstáculo” aí, a oleosidade natural é distribuída por todo o seu comprimento e, na maioria das vezes, chega até as pontas.

Pessoas com essa estrutura capilar, como a atriz Glória Pires, devem investir em produtos com queratina. Eles vão conferir mais balanço aos fios, manter o brilho natural e diminuir o frizz.

2. Ondulado

O cabelo ondulado tem a aparência do cabelo liso, mas, devido à sua curvatura, apresenta mais movimento. A raiz é naturalmente lisa e o comprimento vai crescendo em formato de “S”.

Uma das mulheres mais famosas com cabelos ondulados é a top model e empresária Gisele Bündchen. A estrutura natural do cabelo dela passou a ser uma das mais cobiçadas nos salões de beleza.

Esse tipo de cabelo é fácil de ser modelado e permite vários penteados diferentes. Para os cuidados diários, recomenda-se o uso de produtos nutritivos, que facilitem a definição das ondas e evitem a queda.

3. Cacheado

O cabelo cacheado é caracterizado por diversos cachos, como o próprio nome diz. Eles são firmes e bem desenhados – um verdadeiro babyliss natural, como o da atriz Débora Nascimento. Graças às ondas, a oleosidade produzida na raiz não consegue chegar às pontas; por esse motivo, portanto, é que elas ficam ressecadas.

Outra alteração provocada devido à estrutura dos cachos é o brilho dos fios. Como ele é refletido a partir da luz que incide sobre os fios, e como os cachos diminuem a superfície, há menor incidência da luz e, consequentemente, menor reflexo. O resultado é um cabelo com a aparência opaca, menos brilhoso.

Por isso, mulheres com cabelos cacheados precisam de leave-in e finalizador para mantê-los modelados e com aparência saudável.

4. Crespo

Os cabelos crespos são conhecidos pelo seu volume, sendo muitas vezes chamados de “black power”. É o caso da atriz Taís Araújo e da cantora Rihanna, que encantam onde chegam com as suas belas madeixas. Contudo, para ter fios como os delas, com volume controlado e brilho, é preciso uma série de cuidados.

Primeiro porque a curvatura do fio é muito maior e, com isso, o ressecamento também. Depois, porque ele precisa estar muito bem cuidado e saudável para recuperar o brilho. Por tal razão, se você tem o cabelo crespo, invista em hidratações periódicas e umectação.

Como você percebeu, todos os tipos de cabelo exigem cuidados específicos. E, agora que já conhece as características de cada um, fica mais fácil de identificar o seu para promover o tratamento correto. Assim, mantenha a sua rotina de beleza de acordo com as suas necessidades e busque conhecer as novidades para continuar ainda mais [email protected] e [email protected]!

E, por falar em se atualizar em assuntos de beleza, você sabe o que é plástica capilar e para que serve esse tratamento? Descubra agora!

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.