Conheça o Tricotest: o exame para identificação da calvície!

Conheça o Tricotest: o exame para identificação da calvície!

A queda de cabelos é um fenômeno comum que atinge tanto homens quanto mulheres. Ela acontece devido aos três ciclos capilares: crescimento, repouso e queda. Como a maior parte dos cabelos não está na mesma fase, é normal perder até 100 fios por dia.

A queda só se torna um problema quando a quantidade de fios perdidos é muito grande, causando redução no volume e aparecimento de entradas, o que popularmente é conhecido como calvície.

E como tratar esse problema? Neste texto, vamos falar sobre o Tricotest, um exame moderno, capaz de identificar alterações nos fios e no couro cabeludo, ajudando o paciente a encontrar o melhor tratamento para combater a calvície.

Ficou curioso? Então, continue a leitura.

Quais as causas da calvície?

A calvície é causada pela consequência de um ou vários fatores, internos e/ou externos. Entre aqueles mais comuns, que podem ser evitados, estão:

  • higiene inadequada;
  • alimentação incorreta, com deficiência de vitaminas;
  • caspa, principalmente quando não é tratada;
  • uso excessivo de secadores, fixadores e bonés;
  • alterações constantes no couro cabeludo, como tingimentos e alisamentos;
  • alterações nos níveis hormonais, como a menopausa e a andropausa.

Investigar as causas é o primeiro passo para se obter um tratamento correto. Entre os tipos mais comuns de queda de cabelo estão:

Depois de diagnosticada, a calvície é classificada e, por fim, o profissional indica quais terapias e cuidados são os mais adequados para aquele tipo.

O que é o Tricotest e por que ele é usado no combate à calvície?

O termo refere-se a um exame de imagem do couro cabeludo, feito com o auxílio de duas lentes: uma que aumenta 50 vezes o tamanho do fio e outra que aumenta 200 vezes o tamanho do couro cabeludo.

Com o aumento da primeira lente, é possível identificar os fios saudáveis e os que estão afinando devido a alguma disfunção hormonal ou hereditariedade do paciente. Já com o detalhamento da segunda lente, é possível visualizar os bulbos fechados, que se apresentam como uma manchinha no couro cabeludo — quando isso acontece, significa que o nascimento de cabelo já não é mais possível nessa região.

Além disso, o exame também detecta algumas patologias do couro cabeludo a olho nu, como dermatites, feridas e outros sinais. Se houver necessidade, o médico poderá pedir uma biópsia para investigar do que se trata.

A consulta inclui o exame e as perguntas do médico, durando cerca de 45 a 50 minutos. O profissional leva cerca de 15 minutos para fazer as imagens e, com base nos resultados obtidos, orienta o paciente sobre a saúde do seu couro cabeludo.

Com o detalhamento das informações, apresenta-se o melhor tratamento. As imagens do exame são impressas para que o cliente as tenha à sua disposição. É uma forma mais eficaz de registrar a anatomia do couro cabeludo e fios: mais aprofundada do que a olho nu.

Sobre o exame

O Tricotest é realizado pela Clínica Tricosalus há 12 anos. Ele já existia há muitos anos na Itália e foi popularizado no Brasil, ajudando os médicos a darem um diagnóstico mais objetivo.

Quais as vantagens do Tricotest?

A principal vantagem é que o exame é o ponto de partida para o diagnóstico. De forma imediata, o médico faz a análise das imagens e identifica:

  • o afinamento dos fios;
  • bulbos em produção de cabelos ou fechados;
  • a presença de áreas atróficas devido ao fechamento dos bulbos;
  • a possibilidade de reaver os cabelos em determinada região do couro cabeludo;
  • algum tipo de anomalia, como doenças na área do couro cabeludo.

O exame é primordial para que médico e paciente entendam qual é o melhor tratamento para o caso diagnosticado. Com base nas imagens, o tratamento pode ser tópico e/ou oral.

Veja quais são as etapas iniciais do acompanhamento médico nesses casos:

  • identificação do tipo de couro cabeludo;
  • indicação de tratamento específico;
  • orientação com consultor sobre o tratamento tópico realizado com os produtos da Clínica (para desintoxicar, reequilibrar e estimular o crescimento dos fios e do couro cabeludo);
  • solicitação de exames hormonais e prescrição de tratamento via oral.

O Tricotest é indicado para todos os pacientes?

Sim, o exame é realizado durante a consulta primária. Ele é primordial para dar início ao tratamento, pois é capaz de identificar qual o tipo de couro cabeludo do paciente. Além disso, permite visualizar muitos aspectos invisíveis a olho nu, como a quantidade de bulbos fechados, o diâmetro do cabelo e se existe alguma patologia no couro cabeludo.

Por ser versátil, o Tricotest detecta desde problemas precoces até os mais graves. Há casos em que o paciente está com uma dermatite muito grave  — isto é, uma inflamação no couro cabeludo que pode causar a queda do cabelo — ou algum tipo de caspa. Com essa identificação, o médico consegue direcionar, de forma adequada, o melhor tratamento.

Em alguns casos, o paciente não tem queda de cabelo e nem predisposição à calvície, mas sente coceira, ardência e sensibilidade no couro cabeludo. Tendo em vista essas condições, o médico identifica o tipo de couro cabeludo do paciente e, em seguida, direciona-o para um tratamento desintoxicante, capaz de reequilibrar o couro cabeludo para que ele se torne saudável outra vez.

Qual o diferencial desse exame em relação a outros disponíveis no mercado?

A principal diferença é que ele permite identificar objetivamente o problema que o paciente apresenta.

Há diversos dermatologistas no mercado, mas são poucos os que têm conhecimento em patologias do couro cabeludo. E, quando o profissional não dispõe do Tricotest, ele ouve a queixa de queda de cabelo, de coceira, etc., verifica a olho nu se o paciente está calvo ou não e, em geral, acaba prescrevendo um tratamento (de farmácia ou manipulado) sem identificar precisamente qual é o problema.

Além disso, os consultórios que tratam calvície, mas não são especializados no assunto, normalmente não pedem os exames hormonais necessários – ou seja, é feito somente um tratamento mais superficial. Na Tricosalus, porém, não se trata apenas a calvície, mas as demais patologias.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre os tratamentos capilares da empresa? Então, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em atendê-lo e deixá-lo satisfeito com os nossos serviços.

Responder

Seu email não será divulgado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.