Quais são os pontos de atenção para uma boa imagem profissional?

Quais são os pontos de atenção para uma boa imagem profissional?

Quando é a questão é definir a si mesmo(a), você consegue identificar prontamente quais são as suas principais características, tanto físicas quanto comportamentais? E já parou para pensar na impressão que as pessoas têm a seu respeito a partir desse conjunto de características?

Sem dúvida, a imagem que você transmite tende a revelar muito acerca de quem você efetivamente é! E, como se sabe, no ambiente de trabalho, esse é um cuidado de grande importância. Então, neste texto, entenda quais os principais aspectos para a construção de uma boa imagem profissional – algo essencial para quem deseja conquistar sucesso na carreira.

Desenvolva a autoanálise

Mesmo com a rotina corrida, é preciso ter em mente que o ambiente de trabalho é uma verdadeira vitrine: você está sendo observado(a) o tempo todo. Estar bem fisicamente e ter uma boa desenvoltura nas atividades diárias e no relacionamento com os colegas aumenta a sua credibilidade e, consequentemente, a probabilidade de ter êxito na sua atuação profissional.

Quando você cuida da sua aparência, demonstra o nível de engajamento e consideração que tem para com a empresa e consigo mesmo(a). Assim, tendo em vista que você é o seu principal cartão de visitas, busque causar boas impressões e deixar marcas positivas por onde passa.

Preze pela sua higiene

Embora possa ser considerado “elementar” (e, portanto, um item que não haveria a necessidade de pontuar), esse é um tópico que também exige atenção. Muitas vezes, ao passarmos por um momento mais difícil, o desânimo pode implicar algum descuido pessoal, que provavelmente será notado.

Você pode até vestir uma roupa bonita e elegante, mas, se falhar nos cuidados básicos de higiene, será em vão. Portanto, tenha a saúde, cabelos, barba, pele e unhas sempre limpos e em ordem. Isso demonstra zelo, autoestima equilibrada e respeito para com os seus colegas de trabalho.

Use roupas adequadas

Uma boa imagem profissional não está associada à exibição de roupas de marca ou da última coleção de moda, mas, sim, ao uso de peças adequadas à função que você exerce dentro da empresa. De olho nisso, evite roupas muito justas, curtas ou com decotes exagerados. Lembre-se de que você também representa a imagem da empresa e de que itens como esses não causam uma boa impressão em clientes, parceiros e fornecedores.

Além disso, as peças devem estar limpas e passadas. Os acessórios precisam ser equilibrados e complementares à vestimenta, sem exageros. E lembre-se: esses cuidados são válidos tanto para quem trabalha externamente e/ou tem muitas reuniões quanto para quem passa a maior parte do tempo no escritório e/ou não possui contato com clientes.

 

Seja organizado(a)

Chegou a vez de verificar como anda a sua mesa e o espaço do qual se utiliza para trabalhar. Todos os itens estão organizados? Você consegue encontrar um documento com facilidade? E se o seu superior chegar de repente: ele encontrará um ambiente limpo e prático?

Quando tudo está em ordem, as chances de erro diminuem naturalmente. Além disso, com a sua mesa sob controle, você sempre estará pronto(a) para uma nova tarefa. Seja prático(a) e otimize a sua rotina.

Tenha uma boa comunicação

O trabalho exige o uso adequado da linguagem, mesmo se você tiver intimidade com os seus colegas – isso demonstra inteligência e boa formação. Invista em conteúdo, pesquise sobre as novidades da sua área e mostre-se atualizado(a) sobre as tendências de mercado. Busque ouvir mais e falar menos, seja cordial e preze pela simpatia e empatia. Esqueça o mau humor e valorize a boa educação sempre.

Viu como não precisa de muito esforço para ter uma boa imagem profissional? Seguindo esses cuidados, você demonstra maior seriedade e competência no seu ambiente de trabalho e na sua área. O zelo consigo mesmo(a) é um elemento fundamental para o crescimento profissional; portanto, seja o seu próprio fiscal e busque ter esse check-list em ordem. Você não vai se arrepender!

Gostou do texto? Então, descubra como trabalhar a autoestima para conquistar oportunidades.

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.