Longos, fortes e nutridos: dicas para estimular o crescimento dos fios e conquistar o cabelo dos sonhos.

Longos, fortes e nutridos: dicas para estimular o crescimento dos fios e conquistar o cabelo dos sonhos.

Assim como as dietas que prometem o tão desejado “emagrecimento express”, existem diversos produtos para o cabelo que se autointitulam “milagrosos” quando o assunto é crescimento capilar – alguns deles, inclusive, garantindo fios de 4 a 6 cm mais longos no prazo de apenas um mês.

Se você tem interesse em acelerar o crescimento das suas madeixas, já deve ter se deparado com diversas dessas publicidades dentro e fora da internet, e seria bom demais se isso fosse realmente verdade, não é mesmo?

A verdade, porém, é que, apesar de não podermos contar com a eficácia dessas tão atraentes fórmulas “mágicas”, é possível, sim, estimular o crescimento dos cabelos de forma muito mais saudável, com dedicação e, claro, cuidados fundamentais.

Vamos conhecê-los?

 

Palavra de especialistas

Segundo as dras. Tânia Mara Andrade e Mariana Sartorelli, médicas especialistas em saúde capilar na Tricosalus Clinics, o cabelo cresce em média 1 cm por mês, o que significa que, para ostentar um cabelo na altura da cintura, será inevitável aguardar – com paciência e carinho – por alguns anos.

Esse crescimento médio das mechas está diretamente relacionado à correta irrigação do couro cabeludo, área formada por uma enorme ramificação de vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte de nutrientes e oxigênio para a manutenção folículos pilosos.

 

Mas como potencializar o crescimento dos fios?

Esperar por esse processo natural, no entanto, não significa se manter de braços cruzados desejando um belo dia acordar com os cobiçados fios longos e fortes. De acordo com as especialistas consultadas, o mais importante é manter hábitos que ajudem a preservar a saúde do couro cabeludo e, por meio deles, estimular o desenvolvimento dos fios até duas vezes mais do que a média.

Entre as práticas diárias que influenciam positivamente no crescimento sadio dos cabelos, as profissionais indicam principalmente:

1) Mantenha uma alimentação saudável

 

Incluir alimentos ricos em proteínas e em vitaminas na sua dieta é uma dica essencial para garantir a beleza e a força dos cabelos. A proteína, que é a base da queratina, está presente, por exemplo, nas carnes bovina e suína, de peixe e de frango, assim como na composição do leite e em seus derivados, como os ovos, queijos e vegetais.

Além de auxiliar no crescimento dos fios, os minerais e as vitaminas também trazem vantagens para a prevenção da queda de cabelo. Alguns deles são:

 

  • vitamina A: é antioxidante e contribui na produção de um sebo saudável que protege o couro cabeludo;
  • vitaminas do complexo B: indispensáveis para a recuperação e o incentivo do crescimento. Destacam-se aqui a biotina, o ácido pantotênico e o inositol;
  • silício orgânico: ajuda a potencializar a força e a elasticidade do fio, reduzindo a quebra;
  • vitamina C: aliada da produção do colágeno, proteína que compõe quase um terço do nosso corpo, incluindo cabelo, unhas e pele;
  • vitamina E: estimula um fluxo sanguíneo saudável, inclusive do couro cabeludo, cooperando com o nascimento de novos fios — também para quem sofre com a queda de cabelo;
  • zinco: mantém as glândulas sebáceas do couro cabeludo em pleno funcionamento, além de regular o nível hormonal, incluindo o do DHT, que pode levar à calvície;
  • magnésio: a deficiência desse mineral pode causar acúmulo de cálcio no couro cabeludo, o que prejudica o fornecimento de sangue aos folículos pilosos.

 

2)  Estimule o couro cabeludo

Já que a irrigação do couro cabeludo é tão importante para transportar os nutrientes e as vitaminas, beneficiando o ciclo natural do crescimento capilar, nada melhor do que uma massagem para aumentar o fluxo sanguíneo da região e potencializar a nutrição e o consequente desenvolvimento dos fios, certo?

Aproveite um dos momentos mais gostosos do dia – o banho – para massagear os cabelos durante a lavagem, fazendo por alguns minutos movimentos circulares leves com as pontas dos dedos.

 

3) Hidrate corretamente os fios

Para manter as mechas saudáveis, enquanto o processo de crescimento ocorre, outro cuidado é buscar a indicação de produtos para o seu tipo de cabelo com um profissional especializado. Da mesma forma, é importante saber a maneira correta de aplicá-los: nunca na raiz, para evitar o excesso de oleosidade, o que pode bloquear os poros capilares, além de aumentar a umidade e facilitar o aparecimento de caspas e dermatite.

O ideal é sempre seguir as indicações do rótulo de cada produto e manter uma distância de ao menos quatro dedos da raiz para a aplicação.

 

Mas e quando os cuidados diários parecem não ser suficientes?

Estar [email protected] à aparência dos fios e do couro cabeludo é essencial para não deixar escapar alguns detalhes que podem indicar possíveis problemas na saúde dos cabelos.

Se você notar falta de crescimento, queda e/ou rarefação (redução de fios em áreas esparsas), o melhor é buscar a opinião de um médico dermatologista com conhecimento em patologias do couro cabeludo.

Por meio de uma avaliação minuciosa, esse é o profissional certo para indicar exames e prescrever o tratamento adequado, de acordo com as especificidades de cada caso.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para conferir também o que compartilhamos em nossas redes sociais sobre o assunto: @tricosalusclinics no Instagram e @tricosalus no Facebook!

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.