Calvície Feminina: causas e formas de tratamento

A excessiva perda de cabelo não é uma preocupação exclusivamente masculina. Erroneamente, ainda há um grande número de pessoas que considera que, devido às mulheres geralmente apresentarem um grande volume de cabelo, elas estariam “isentas” de problemas relacionados à calvície, muito mais comum em homens.

Porém, embora se estime que, de cada 10 homens, 8 deles virão a sofrer a acentuada queda dos fios antes mesmo de chegar aos 70 anos de idade, o fato é que a calvície também vem crescendo entre as mulheres, desencadeada por fatores de origens diversas e que, em comum, costumam abalar significativamente a autoestima feminina.

 

Tirando dúvidas sobre a calvície feminina

Acompanhando o crescente número de mulheres que sofrem com a excessiva queda de cabelo pelos mais diversos fatores, reunimos aqui as principais perguntas elaboradas pelas nossas leitoras e pelo público em geral.

Confira!

 

  1. Em média, qual deve ser quantidade de fios que caem diariamente?

É esperado que até 100 fios entrem na fase de queda por dia. Entretanto, a quantidade daqueles que se desprendem pode variar, pois depende da tração que eles sofrem, que costuma ser maior durante o lavar e pentear.
 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

 

  1. A calvície feminina e a calvície masculina possuem as mesmas características?

Tanto os homens quanto as mulheres podem apresentar predisposição genética à calvície, o que caracteriza a alopecia androgenética. Embora ela seja conhecida como “calvície de padrão masculino”, a alopecia androgenética nas mulheres tem localização mais difusa, bem como as seguintes características: os fios caem ao longo de todo o couro cabeludo e vão se tornando finos e rarefeitos; há uma redução no volume de cabelo e no comprimento do fio, que já não cresce como antes; a risca dos cabelos vai ficando cada vez mais visível, enxergando-se o couro cabelo através deles.

 

  1. Quais outros fatores costumam provocar ou acentuar ainda mais a calvície em mulheres?

Entre as diversas possibilidades que podem provocar ou acentuar a calvície nas mulheres, estão: distúrbios hormonais (alterações no próprio ciclo menstrual), alterações dos ovários (ovários policísticos), deficiências nutricionais (anemias, deficiências vitamínicas, proteicas e minerais), tabagismo, disfunções da tireoide (hiper/hipotireoidismo), doenças crônicas, doenças infecciosas, inflamatórias, emocionais (estresse, depressão), alterações inflamatórias do próprio couro cabeludo (alopecia areata, lúpus, etc.) e outras, sendo que até mesmo o uso de alguns medicamentos pode provocar a queda acentuada dos fios (geralmente, remédios antidepressivos, anfetaminas e medicações para emagrecimento e tratamento de acne). Há, ainda, a queda dos cabelos nos tratamentos de combate ao câncer.

 

  1. É possível prevenir a calvície feminina?

Para prevenir a calvície feminina é preciso prevenir a ocorrência dos fatores capazes de desencadeá-la, já mencionados na resposta anterior. Além disso, os cuidados que incluem uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar psicológico e emocional também contribuem de modo significativo para a saúde e o fortalecimento dos cabelos.

 

  1. Como tratar a calvície feminina? É possível solucionar o problema em definitivo?

Os tratamentos disponíveis para a calvície feminina variam, geralmente incluindo medicamentos de uso tópico e/ou por via oral. Daí a importância de que cada caso seja analisado nas suas especificidades pelo profissional da área, que é o dermatologista especializado em patologias do couro cabeludo.

Somente por meio de uma avaliação clínica e exames laboratoriais será possível realizar um diagnóstico preciso do que está ocasionando a queda excessiva dos fios e prescrever o tratamento mais efetivo para cada paciente.

E, para aqueles que possam vir a necessitar de uma intervenção definitiva, a Tricosalus Clinics trouxe com exclusividade para o Brasil o Sistema CNC, que consiste na reconstrução das áreas calvas do couro cabeludo com a integração de cabelos naturais de forma gradual.

 

Confira também o vídeo “Calvície Feminina: causas e formas de tratamento”!

Para quem quiser ter acesso a essas e outras informações mais detalhadas, a Tricosalus também lançou um vídeo dedicado exclusivamente ao tema, no qual Ana Maria Ventura, diretora da Clínica, responde às dúvidas dos internautas a respeito da calvície feminina. Aproveite para comentar e compartilhar:

Respostas elaboradas com fundamento científico pelo dermatologista da Tricosalus: Dr. Nilton de Ávila Reis – CRM: 115852/SP

Responder

Seu email não será divulgado.