Avicis (Alfaestradiol): indicação, mecanismo de ação e efeitos colaterais

Comercializado como Avicis, o medicamento à base de Alfaestradiol (princípio ativo) é indicado pelo profissional especializado para o tratamento da alopecia androgenética (nome científico da “calvície hereditária”, como é mais popularmente conhecida). Portanto, a sua utilização no tratamento da queda de cabelo provocada por outros fatores não apresenta eficácia.

Assim como o Minoxidil, o Alfaestradiol é um medicamento disponibilizado na versão tópica, isto é, a sua aplicação dever ser feita diretamente nas regiões afetadas do couro cabeludo, e o seu uso não deve ser considerado irrestrito.

Para que o produto possa atingir o folículo capilar de forma mais precisa, a embalagem do Avicis é acompanhada por um aplicador exclusivo.

Por se tratar de um medicamento, a sua prescrição também deve ser realizada pelo profissional autorizado na área, que deverá considerar as especificidades de cada paciente. Além disso, o próprio fabricante chama atenção para o fato de que o Alfaestradiol é um produto novo, cujo uso pode provocar reações adversas não descritas ou conhecidas, mesmo quando receitado e utilizado corretamente.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Tirando dúvidas sobre o Avicis

Acompanhando o crescente número de pessoas que sofrem com a excessiva queda de cabelo e apresentam dúvida em relação ao uso desse medicamento, reunimos aqui as principais perguntas elaboradas pelos nossos leitores e pelo público em geral.

 

Confira!

 

  1. O Alfaestradiol é indicado para tratar qual tipo de calvície?

O Alfaestradiol é prescrito para remediar um tipo de calvície específico: a alopecia androgenética (“calvície hereditária”).

A alopecia androgenética se caracteriza por um progressivo afinamento e miniaturização dos fios, desencadeando a perda de cabelo em quantidade maior do que a considerada habitual.

No entanto, uma particularidade que deve ser mencionada é a restrição do Avicis por parte de menores de 18 anos de idade, com os quais não foram realizados estudos acerca dos seus efeitos. Deste modo, apesar da alopecia androgenética também se manifestar em jovens, o uso desse medicamento não é sugerido para esse público.

 

  1. Como o Alfaestradiol deve ser utilizado?

Por se tratar de uma solução tópica, tal como o Minoxidil, o seu conteúdo deve ser aplicado diretamente nas áreas afetadas do couro cabeludo, apenas 1 vez ao dia.

 

  1. Qual é o mecanismo de ação do Alfaestradiol?

O mecanismo sugerido é de que Alfaestradiol funciona como inibidor tópico da 5-α reductase, enzima que converte a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), o hormônio responsável pelo afinamento e queda dos cabelos.

 

  1. Quais seriam os seus possíveis efeitos colaterais?

A respeito dos efeitos indesejáveis decorrentes do uso do Alfaestradiol, consta que, “devido à presença de álcool na sua fórmula, podem surgir reações locais passageiras, tais como queimação, coceira ou avermelhamento do couro cabeludo após a aplicação do produto”.

Quanto à sua aplicação no público feminino, há uma informação na própria bula do medicamento que alerta: “O uso crônico em mulheres na pós-menopausa pode levar a sangramentos uterinos importantes e à supressão dos níveis plasmáticos de FSH e LH”*.

 

  1. E quais os tratamentos possíveis para quem já está sofrendo a excessiva queda de cabelo em decorrência da hereditariedade?

Os tratamentos disponíveis para a calvície hereditária variam, geralmente incluindo medicamentos de uso tópico e/ou por via oral. Daí a importância de que cada caso seja analisado nas suas especificidades pelo profissional da área, que é o dermatologista especializado em patologias do couro cabeludo. Somente por meio de uma avaliação clínica e exames laboratoriais será possível realizar um diagnóstico preciso do que está ocasionando a queda excessiva dos fios e prescrever o tratamento mais efetivo para cada paciente. E, para aqueles que possam vir a necessitar de uma intervenção definitiva, a Tricosalus Clinics trouxe com exclusividade para o Brasil o Sistema CNC, que consiste na reconstrução das áreas calvas do couro cabeludo com a integração de cabelos naturais de forma gradual.

 

* Disponível em http://www.bulas.med.br/bula/7466/avicis+solucao+capilar.htm.

 

bannernewsletter2

Responder

Seu email não será divulgado.