A real influência do estresse na excessiva queda de cabelo

Muito comum na lista de problemas que favorecem o surgimento da calvície, o estresse é, em síntese, uma reação (física e/ou mental) do organismo a um esforço extremo ou a algum acontecimento de grande importância.

Dentre as suas causas mais comuns, estao a elevada tensão emocional em decorrência de expressivos desafios no trabalho, dificuldades financeiras, graves desentendimentos afetivos ou familiares, casos de falecimento de pessoa muito proxima, etc.

O nosso corpo tem uma enorme capacidade de se adaptar ao estresse, mas, ainda assim, ha um limite. A compensacão que ele e obrigado a fazer para dar conta dos agentes estressores ao longo de toda a vida pode desencadear problemas fisicos e disturbios psíquicos – durante e depois da exposição ao agressor. E, assim como outras doenças do couro cabeludo e da pele em geral, a perda excessiva dos cabelos é um exemplo disso, sendo influenciada pelas altas taxas do hormonio cortisol no organismo, ao longo de um estresse contínuo.

Desta forma, uma vez que o hormônio do estresse pode contribuir na queda dos fios, é muito importante a realização de alguma atividade física regular para ajudar na sua prevenção. Além de diminuir as taxas de cortisol, os exercícios físicos também aumentam a liberação de endorfinas, chamadas de “hormônios do prazer”. Sem contar que a movimentação do corpo facilita a circulação sanguínea e, consequentemente, a melhor nutrição e a absorção dos elementos ativos pelos fios.

“O meu cabelo não para de cair, e acho que pode ser devido ao estresse. O que devo fazer?”

Para quem está sofrendo a perda acentuada dos cabelos, a melhor recomendação é sempre a de procurar ajuda especializada.

A Tricosalus conta com os melhores dermatologistas e tricologistas com comprovada experiência no tratamento da calvície, capazes de diagnosticar com precisão o que está originando a acentuada queda dos cabelos.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Sabendo-se o quanto os fatores psíquicos e emocionais influenciam no ciclo de atividade do folículo piloso, a intervenção terapêutica pode se revelar de fundamental importância na indicação e no acompanhamento de medidas antiestresse por parte do paciente. E, concomitantemente à terapia, o médico dermatologista/tricologista poderá receitar a utilização de produtos que fortaleçam os cabelos e auxiliem no bloqueio da queda, de modo que essa atuação conjunta contribuirá significativamente para a apresentação de resultados ainda mais rápidos e eficientes, tanto no combate ao estresse quanto no adeus à calvície.

Responder

Seu email não será divulgado.