6 dicas para fazer o cabelo crescer!

6 dicas para fazer o cabelo crescer!

Ostentar uma bela cabeleira saudável é um desejo comum a homens e a mulheres. Contudo, quando se trata do que fazer para viabilizar essa conquista, ainda surgem muitas dúvidas quanto ao que realmente assegura ou não um bom resultado.

Para quem não sabe, o crescimento das mechas está diretamente relacionado à saúde do couro cabeludo e à sua correta irrigação — feita pelos vasos sanguíneos, que levam nutrientes e oxigênio para o local. Se tudo está funcionando bem nessa área, os fios são capazes de crescer cerca de um centímetro por mês, embora — felizmente — existam alguns meios dos quais podemos nos valer para potencializar esse resultado.

Então, que tal se atentar a essas dicas sobre o que você precisa fazer para que o seu cabelo se desenvolva até duas vezes mais do que o normal? Confira!

1. Cuide da alimentação

Você sabia que os seus fios refletem o seu estilo de vida? Assim como você pode se sentir mais cansado ou mais disposto de acordo com sua alimentação, o seu cabelo também tem a tendência de ficar mais fraco ou mais forte dependendo dos nutrientes que você oferece ao seu corpo.

A proteína (que é a base da queratina), por exemplo, é um nutriente muito necessário para a produção da matriz capilar do cabelo. Sendo assim, quando ingerida na quantidade indicada para o seu caso, ela é uma grande aliada. A proteína é encontrada nas carnes bovina e suína, de peixe e de frango, assim como no leite e em seus derivados, ovos e vegetais.

O consumo de minerais e vitaminas também é extremamente importante, ajudando, ainda, a prevenir a calvície. Veja alguns deles:

  • vitamina A: é antioxidante. Contribui na produção de um sebo saudável para a proteção do couro cabeludo;
  • vitaminas do complexo B: importantíssimas para a recuperação e incentivo do crescimento. Destacam-se a biotina, o ácido pantotênico e o inositol;
  • silício orgânico: ajuda a potencializar a força e a elasticidade do fio, reduzindo a quebra;
  • vitamina C: aliada da produção do colágeno, proteína que compõe quase um terço do nosso corpo, incluindo cabelo, unhas e pele;
  • vitamina E: estimula um fluxo sanguíneo saudável, inclusive do couro cabeludo, cooperando com o nascimento de novos fios — inclusive para quem sofre com a queda de cabelo;
  • zinco: mantém as glândulas sebáceas do couro cabeludo em pleno funcionamento, além de regular o nível hormonal, incluindo o do DHT, que pode levar à calvície;
  • magnésio: a deficiência desse mineral pode causar acúmulo de cálcio no couro cabeludo, o que prejudica o fornecimento de sangue aos folículos pilosos.

2. Estimule o couro cabeludo

Você já percebeu como a circulação sanguínea, por meio dos vasos capilares, é importante para nutrir os folículos pilosos, não é? Afinal, é ela que transporta todos os nutrientes recolhidos na alimentação, suplementação etc.

O que a massagem faz é permitir um aumento no fluxo de sangue, que leva mais vitaminas, minerais e mais oxigênio para o cabelo. Com mais nutrição disponível, a chance de os fios se desenvolverem são maiores.

Para se beneficiar desse simples hábito, durante o banho — na hora de passar o shampoo — , massageie o cabelo com as pontas dos dedos. Sempre faça movimentos circulares leves e por alguns minutos.

Outra forma de irrigar o couro cabeludo é pentear as mechas uma vez por dia – o que já é o suficiente. Use um pente fino com muita delicadeza, tendo cuidado para não se machucar.

3. Dê atenção aos hábitos diários

Coisas simples e que passam completamente despercebidas podem prejudicar todo o seu investimento nos cabelos. Por exemplo, lavar o cabelo com água quente, assim como usar produtos inadequados ao seu tipo de fio, podem, com o tempo, enfraquecer e até intoxicar o couro cabeludo. Além de impedir que novas mechas saudáveis cresçam, esse maus costumes fazem com que elas se quebrem mais facilmente.

Fazer penteados que tensionam o cabelo por muito tempo, assim como fazer uso prolongado de bonés, secadores e chapinhas, impacta diretamente na saúde dos fios.

4. Use a hidratação como aliada

A hidratação, em si, não faz o cabelo crescer, mas ajuda a manter o comprimento atual em bom estado. Para isso, lembre-se sempre de buscar bons produtos que sejam indicados para o seu tipo de cabelo. (Não é exagero: escolher a linha errada pode ser crucial.)

Outro detalhe importantíssimo é nunca aplicar hidratante – incluindo o condicionador – na raiz. Isso porque o seu uso incorreto deixa o couro cabeludo mais oleoso que o necessário, chegando a bloquear os poros capilares. A aplicação de hidratante na raiz também pode aumentar drasticamente a umidade, levando ao aparecimento de caspas e dermatites.

Portanto, cremes e condicionadores devem ser usados conforme o rótulo e a uma distância de pelo menos quatro dedos da raiz.

5. Conheça bem seus fios

Existem diversos motivos que fazem o seu cabelo crescer menos do que deveria ou não alcançar o seu potencial de desenvolvimento. Algumas dessas motivações podem ter relação com a estrutura do fio ou com problemas no couro cabeludo, mas não é apenas isso.

A grande necessidade de conhecer seus fios a fundo é saber que, se as dicas para crescer o cabelo não estão funcionando e suas mechas não respondem aos tratamentos, pode haver algo mais grave.

A falta de resultados pode estar relacionada a questões endócrinas, a uma deficiência nutricional, ou pode ser até mesmo o indicativo de uma predisposição à calvície hereditária.

6. Consulte um especialista

Quando a sua saúde não está em dia, o jeito é recorrer imediatamente ao profissional especialista, não é mesmo? E, com os cabelos, deve ser exatamente assim!

Falta de crescimento, queda e rarefação são indícios de que algo não está correndo bem há algum tempo, e você não deve negligenciar esses sintomas.

Portanto, ao perceber anomalias nos fios, procure o médico especialista em tricologia e patologias do couro cabeludo, pois ele é o indicado para fazer avaliações e pedir exames relacionados a essa área.

Lembre-se de que, com o acompanhamento certo, é possível alcançar os melhores resultados sempre – e, nesse caso, o cabelo dos seus sonhos!

Cuidar dos fios e potencializar o seu crescimento é algo que está ao seu alcance. Para a realização dessa meta, é necessário colocar em prática as dicas para o cabelo crescer e rever determinados hábitos diários — que também são prejudiciais à saúde. Tudo isso aliado à experiência de um profissional conceituado é imprescindível para o sucesso do seu projeto.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para conferir também o que compartilhamos em nossas redes sociais sobre o assunto. Siga-nos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn! Até lá!

Responder

Seu email não será divulgado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.