5 dicas para se cuidar em dias de Sol

5 dicas para se cuidar em dias de Sol

O verão é a estação mais esperada do ano por aqueles que gostam do calor. A época é marcada pela diversão na praia, na piscina, em cachoeiras e em atividades ao ar livre. Mas a alta exposição solar também nos lembra que devemos redobrar os cuidados com o sol e a saúde: os olhos, a pele e os cabelos são os principais afetados. Por isso, se você deseja curtir o verão com segurança e qualidade, fique atento a essas cinco dicas.

1. Escolha acessórios que oferecem proteção contra o sol

Um dos acessórios que mais combinam com o sol e com o verão são os óculos escuros. Eles dão um charme especial ao look e proporcionam um descanso aos olhos. Porém, não basta ter a lente escura: certifique-se de que os óculos tenham proteção ultravioleta.

Outro item que vale a pena adquirir é o protetor labial. Use-o antes de sair de casa e reaplique durante o tempo em que estiver ao ar livre. Do contrário, seus lábios podem descascar ou rachar no final do dia.

2. Dê preferência às roupas leves

Prefira, sempre, as roupas leves e de cor clara, pois elas ajudam a pele a eliminar o excesso de calor no organismo. As peças de materiais naturais —como o algodão e o linho — permitem que a pele respire mais facilmente.

Se for realizar longas caminhadas ou decidir ficar muito tempo na praia ou piscina, use uma camisa de manga comprida com fator de proteção. Assim, você não vai precisar reaplicar o protetor solar com frequência e ficará mais à vontade para se divertir.

3. Use filtro solar adequado para a sua pele

O excesso de sol é muito prejudicial à pele, podendo causar manchas, envelhecimento precoce, queimaduras e até doenças, como o câncer de pele. Por isso, o uso constante do filtro solar é indispensável, independentemente da estação do ano.

Além de adquirir o produto, é preciso ter a certeza de que ele tem o fator de proteção solar (FPS) ideal para o seu tipo de pele. Para descobrir isso, você deve consultar um dermatologista. Vá ao médico pelo menos uma vez ao ano.

4. Evite a exposição direta por longos períodos

O sol também traz benefícios; portanto, não é necessário evitá-lo totalmente. Basta ter cautela durante a exposição e escolher horários que oferecem menos riscos, como o início da manhã e o final da tarde. Evite pegar sol entre 10 e 16 horas, pois, nesse período, os raios solares são mais fortes e há riscos de queimaduras.

O excesso de calor faz com que o corpo perca muita água e pode causar desidratação. Após uma hora no sol faça um intervalo, procure a sombra e beba água e sucos naturais.

5. Proteja os seus cabelos

Apesar de não perceber imediatamente, os cabelos também sofrem com a radiação solar. Por isso, aplique um creme com proteção antes de sair e faça uma hidratação ao retornar.

Complemente esse cuidado com o chapéu. Escolha um que tenha aba larga — mínimo de 10 centímetros — para cobrir totalmente o rosto. Os modelos de palha estão em alta e ficam muito estilosos, mas você também pode optar por um boné. A viseira é bonita esteticamente, mas não protege totalmente a cabeça e os cabelos.

Viu como não dá trabalho adotar alguns cuidados com o sol? Além de prevenir doenças, você evita o envelhecimento precoce e o ressecamento da pele e dos cabelos. Afinal, ainda há muitos verões para você aproveitar. Portanto, mantenha a pele bronzeada e evite riscos desnecessários. E. em caso de dúvidas, procure um dermatologista.

Agora que você já sabe como proteger-se do sol, é hora de ampliar seus conhecimentos. Descubra se a exposição ao sol pode ou não causar a queda de fios!

Responder

Seu email não será divulgado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.