5 alimentos bons para o cabelo que não podem faltar na sua dieta

5 alimentos bons para o cabelo que não podem faltar na sua dieta

Você sabia que a alimentação está totalmente relacionada à saúde dos cabelos? Uma dieta carente de nutrientes pode resultar, inclusive, na queda excessiva dos fios. Sendo assim, o consumo equilibrado de proteína, carboidrato, gordura, legumes, frutas, verduras e sucos naturais é fundamental para se manter saudável e, por extensão, para manter a saúde do próprio cabelo.

Quer saber mais? Preparamos esta lista com 5 alimentos que contribuem para o cuidado com as suas madeixas. Boa leitura!

1. Oleaginosas

Ao contrário do que muitos pensam, as gorduras são ótimas para a saúde dos cabelos. No caso, apenas as que são ricas em ácidos graxos ômega 3, 6 e 9, ou seja, as “gorduras boas”. As oleaginosas – como nozes, castanhas e amêndoas – agem no processo de queratinização do cabelo, deixando-o mais encorpado e com brilho.

Vale acrescentar, no entanto, que esses alimentos são bastante calóricos; portanto, seu consumo deve ser dosado. Escolha a oleaginosa da sua preferência e regule a quantidade diária:

  • 3 nozes;
  • 5 amêndoas;
  • 10 castanhas.

2. Cenoura

A cenoura tem dupla função na saúde e na estética: faz bem para a pele e para o cabelo. O alimento contém antioxidantes, é rico em vitamina C e betacaroteno (fonte da vitamina A). Isso significa que seu consumo regular estimula o bronzeado e regula a produção sebácea, reduzindo a oleosidade do couro cabeludo.

A carência em betacaroteno está relacionada à descamação do couro cabeludo, ocasionando a queda e dificultando o nascimento de novos fios. Dessa forma, é recomendado o consumo de pelo menos uma cenoura por dia para ter os cabelos hidratados, brilhosos e macios.

3. Feijão e beterraba

Outro nutriente que, quando está em falta, pode desencadear a queda do cabelo, é o ferro. E quais os alimentos ricos em ferro que estão presentes nas nossas refeições quase todos os dias? O feijão e a beterraba.

Basta ingerir pelo menos 2 colheres de sopa de feijão diariamente ou incluir a beterraba na sua salada para ter uma refeição rica em ferro.

4. Carne vermelha

Outro alimento rico em ferro é a carne vermelha. Esse, porém, não é o seu único benefício, já que ela também contém vitamina B12, responsável pela formação e longevidade das células, inclusive as dos tecidos capilares. Ou seja, a carne vermelha auxilia tanto no nascimento quanto na longevidade dos fios.

5. Vegetais de folhas verdes

A salada é um item muito importante na refeição, uma vez que auxilia na manutenção do equilíbrio do organismo. E, quando se trata da saúde capilar, vale a pena investir em vegetais verde-escuros, pois eles têm poder de cura.

Por exemplo, o brócolis tem vitamina A e ajuda a criar um óleo natural no couro cabeludo. Funciona como um condicionador natural, estimulando o crescimento e a renovação. Já a couve contém glicosinolato, um fitoquímico com capacidade de varrer toxinas do organismo.

Agora que você já conhece alguns alimentos bons para o cabelo, não há dúvidas: inclua-os na sua dieta e veja a diferença. Além de fios mais bonitos e saudáveis, problemas como ressecamento, quebra e calvície também podem ser evitados. Vale ressaltar a necessidade de consultar um nutricionista para que ele indique a melhor forma de inserir esses itens na sua alimentação.

Gostou das dicas? Já consome os alimentos citados ou vai testar as recomendações? Deixe o seu comentário; queremos saber a sua opinião!

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