Checklist: 8 cuidados essenciais com o cabelo no verão

Checklist: 8 cuidados essenciais com o cabelo no verão

Alguns preferem o tempo mais frio, mas, se você é daqueles que gostam de praia ou piscina, o calor é imprescindível para aproveitar o dia na água. Além de curtir os momentos ao ar livre — essenciais nessa estação —, existem algumas tarefas que não podem ser negligenciadas, como os cuidados com o cabelo no verão.

Com a chegada dessa época do ano, é praticamente inevitável que os fios fiquem à mercê das altas temperaturas, da forte incidência do sol e também da ação do suor, que são muito prejudiciais à saúde das madeixas. Felizmente, existem formas de atenuar esses danos capilares.

Para auxiliar você nessa missão, listamos os 8 principais cuidados que você deve ter com seus cabelos durante o verão. Confira!

1. Faça uso do condicionador

A exposição intensa ao sol faz com que as células que formam a cutícula do fio se separem. Com isso, ele acaba ficando desidratado, opaco e, o pior, quebradiço. Uma das dicas mais simples para evitar que isso aconteça é usar o condicionador.

Esse produto ajuda a repor a hidratação do cabelo durante o banho. Bem fácil, não é mesmo? Então, assim que você voltar do passeio, já pode começar a reverter a ação do sol.

Antes de escolher o condicionador, leia as especificações do rótulo e selecione a opção mais adequada para o seu tipo de cabelo. Um especialista em tricologia e patologias do couro cabeludo pode ajudar você a descobrir o produto ideal.

2. Aposte na hidratação profunda

O condicionador e o creme de pentear ajudam com esse objetivo, mas não substituem uma hidrataçãoprofunda nas madeixas. Por isso, o indicado é investir em uma reposição de nutrientes semanalmente ou a cada quinzena, aplicando uma máscara específica para seu cabelo e observando o tempo de ação do produto.

3. Prefira óleos de textura leves

Um dos efeitos das altas temperaturas no verão são as pontas duplas. Elas acontecem quando a cutícula, responsável pela proteção da agressão externa, é fraturada, e o fio fica aberto na extremidade.

Os óleos capilares são ideais para a finalização do cabelo e ainda ajudam a alinhar a cutícula, prevenindo as pontas duplas. Um grande porém é que eles precisam ser leves para não deixar o cabelo pesado e com aspecto oleoso.

Eles também não devem ser passados na raiz. Essa dica é particularmente importante para quem tem cabelos curtos, uma vez que os óleos podem alcançar a base dos fios com mais facilidade.

4. Use proteção solar no cabelo também

A proteção solar é fundamental tanto para a pele quanto para os cabelos. Ela é fornecida por produtos capilares especializados, capazes de criar uma película de proteção ao redor dos fios. Dessa forma, uma barreira entre o calor e a fibra capilar é produzida, evitando o ressecamento e outros danos.

Os termoprotetores, ao contribuir para selar a cutícula, conferem ainda mais brilho aos fios e facilitam a hidratação. Além de poder utilizá-los antes de entrar no mar ou na piscina, eles são indicados também para o uso pré-chapinha ou babyliss.

5. Aplique leave-in diariamente

O leave-in deve ser utilizado como um hidratante pós-banho, sem enxágue, e substitui o creme de pentear. Sua vantagem é que ele apresenta consistência bem mais leve e é ideal para o verão.

Os leave-ins são encontrados em diferentes texturas, dos mais fluidos aos pastosos. O ideal é que o produto seja aplicado do comprimento à ponta, evitando o contato com a raiz.

6. Saiba lavar o cabelo

Engana-se quem pensa que é só entrar embaixo do chuveiro para estar tudo resolvido. Depois de sair da piscina ou do mar, as madeixas precisam ser lavadas com água em abundância e xampu, sempre fazendo movimentos com as pontas dos dedos para retirar todos os resíduos de sal, areia ou cloro.

Durante o banho, empregue o condicionador e, dependendo da condição do cabelo, uma máscara de ação em três minutos pode ajudar na hidratação. Para fazer tudo isso, a água deve estar morna.

Independentemente da forma de hidratação ou lavagem, o cabelo deve sempre estar limpo, já que o suor e os resíduos podem causar inflamações, coceiras, descamação, caspa ou seborreia no couro cabeludo.

Se você lavar todos os dias, não deixe de secar as madeixas gentilmente. No momento de desembaraçar, opte por pentes com dentes espaçados e, preferencialmente, de madeira. Além disso, evite prender os fios com elásticos, pois isso pode quebrá-los.

7. Invista em uma proteção adicional

Ao se expor ao sol, o couro cabeludo fica sem uma proteção adequada. É aí que entram os bonés, chapéus e até lenços. Apesar de eles serem muito eficazes na proteção, devem ser utilizados com moderação, para não abafar os fios.

8. Evite químicas no verão

Manter uma atenção especial ao uso de químicas é necessário ao longo de todo o ano, já que esse é um dos problemas que mais causam danos à fibra capilar. Então, se possível, evite fazer descoloração, alisamento ou outros procedimentos durante o verão, uma estação em que o cabelo fica naturalmente fragilizado.

Se não for possível ficar longe desses tratamentos, sempre procure um profissional antes de realizar qualquer química e garanta que os produtos aplicados sejam compatíveis com seu cabelo. Dessa forma, você garantirá madeixas saudáveis e brilhantes mesmo nos meses mais quentes.

Essas dicas são muito valiosas para os cuidados diários. As recomendações apresentadas, apesar de serem eficientes tanto para homens quanto para mulheres e ideais para a manutenção e proteção dos fios, não excluem tratamentos específicos dos quais o cabelo possa vir a precisar.

Lembre-se sempre de que o médico especialista em tricologia e patologias do couro cabeludo é o profissional indicado para acompanhar e identificar as necessidades de cada tipo cabelo, em qualquer época do ano. Além de adotar o que listamos a respeito dos cuidados com o cabelo no verão, não deixe de fazer um check-up eventualmente e busque ajuda sempre que notar alguma anormalidade nas mechas.

Este post foi útil para você? Para zelar ainda mais pela sua saúde capilar e do seu couro cabeludo, não deixe de conversar com um médico especialista da Tricosalus!

Responder

Seu email não será divulgado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.