Regaine (Minoxidil) e o Combate à Calvície

Indicado no tratamento da alopecia androgenética (a chamada calvície hereditária), já há algum tempo que o Regaine – medicamento à base de minoxidil – vem ganhando destaque ao ser comercializado como uma possível solução para o problema da excessiva queda de cabelos.

A considerar pelas divulgacões que se vê a respeito, cujo intuito, certamente, e o de promover o maximo possivel a venda de grandes quantidades do produto, muitas pessoas sao levadas a crer que o lançamento de um medicamento como o Regaine/Minoxidil representaria o ápice do tratamento no combate à calvície. Entretanto, uma vez que a prescrição do Regaine/Minoxidil se dá para o tratamento da calvície hereditária, como é que homens e mulheres poderão adquiri-lo e administrá-lo tranquilamente, se o problema da queda acentuada de cabelos pode ter a sua origem em diversas outras razões?… Ou seja: antes de se iniciar qualquer procedimento, é necessário que primeiramente seja feito um diagnostico correto, bem como o esclarecimento das suas possíveis causas. Somente desta maneira é que o tratamento será eficaz.

Existem diversos alertas quanto ao uso indiscriminado e sem orientacao medica do Regaine/Minoxidil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitaria – ANVISA1  –, por exemplo, estabelece: “Regaine® 2% não deve ser utilizado na ausência de historia familiar de perda de cabelo ou se a razão para a perda de cabelo for desconhecida.”. Na própria bula da medicação consta que “todas as informações […] têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Regaine 5% devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as caracteristicas de cada paciente.”.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Desta forma, evidencia-se a necessidade de que cada um dos casos de queda excessiva dos cabelos deve ser tratado individualmente, mediante a intervenção de um especialista da área. Isto porque, conforme bem considerou a ANVISA, existem, além da hereditariedade, diversas causas que desencadeiam a calvície, entre as quais estão problemas relacionados à saude (como, por exemplo, determinadas disfunções hormonais), além de outras que podem ser mencionadas. (Para saber mais a respeito, clique aqui e leia na íntegra a matéria “Você sabe como evitar a calvície?”.).

Assim, é indispensável que, primeiramente, seja realizada uma avaliação do motivo pelo qual está ocorrendo a queda demasiada dos cabelos, segundo o acompanhamento de um profissional especializado que, além do diagnóstico, poderá indicar o correto tratamento para a calvície, no qual medicamentos tópicos – como é o caso do Regaine/Minoxidil – poderão auxiliar como ações coadjuvantes, de acordo com cada caso.

 

[1] Disponível em http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[25816-1-0].PDF. Acesso em 2 ago. 2012.

18 Comentários

Tricosalus

08 ago, 2012

Olá, pessoal!
Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o artigo ou para fazer perguntas!
As respostas são sempre enviadas via e-mail para todos vocês.
Para agendar uma consulta conosco ou tirar dúvidas rapidamente, liguem: (11) 4550-1420 / 4550-1421 / 9.8348-0349.
Att.,
Equipe Tricosalus

Junior Alves

17 ago, 2012

Muito bom saber!

maura

22 ago, 2012

gostaria de saber se vende somente o produto?

claudia

28 nov, 2012

gostaria de saber, se mulheres podem fazer o uso de finasterida e de minoxidil?

Natalia Maueski

17 jul, 2013

Claudia, ref o Minoxidil não encontrei nenhuma contra-indicação, mas contra o finasterida te afirmo com certeza que mulheres não podem e não devem fazer o uso, tanto o uso utilizado por homens necessitam de acompanhamento médico. A Finasterida na mulher pode até ser um abortivo, e no caso do homem, antes que o mesmo deseje ter filho, tem que suspender o medicamente por um período que o médico estipula pois ” danifica” os espermatozoides. Quem faz uso de Finasterida nem pode fazer doação de sangue, portanto procure um especialista;

nubia

17 out, 2013

meu cabelo esta caindo na parte da frente gostaria de saber se o minoxidil resolveria meu problema

Welington França

27 nov, 2013

Gostaria de saber se o Avicis pode ser usado como um substitituto do Regaine ou se eles tem diferenças bem específicas

Wanderson

15 jan, 2014

Se eu utilizar somente o Minoxidil Manipulado terei bons resultados, pois não quero utilizar a Finasterida, tenho 23 anos de idade.

Obrigado.

HENRIQUE EDUARDO GUERREIRO VIEIRA

02 dez, 2014

Me caro,

Há 8 meses estou utilizando a Finasterida Gel, uma loção que nos dá o mesmo resultado que a finasterida uso Oral, a mesma não é cara. Manipulei 100 ML por R$87,00 e o meso dura aproximadamente 4 meses.
Neste tempo tive resultados satisfatórios,

Diogo

16 jan, 2014

Tenho 21 anos e vou começar o tratamento utilizando o minoxidil e gostaria de saber se com o minoxidil manipulada terei os mesmos resultados do que o original.

Gisele

03 abr, 2014

Ola……Estou amamentando meu filho ainda faz 3 meses eu gostaria de saber se posso ta tomando o moxidil pois esta caindo muitomeu cabelo e nao tem vitamina que segure

Tiago

13 mai, 2014

Faço o uso do minoxidil 5% a 3 meses e passo apenas nas e tradas,tenho 25 anos e to perdendo muito cabelo, igual ao meu pai e avô, está sendo muito bom,vi uma melhora significativa está crescendo rápido meu cabelo.

Mayla

23 jun, 2014

Olá, gostaria de saber se o regaine é melhor que o aloxidil pois usei ele há 6 meses e não vi resultados, fiquei muito triste e estou afim de usar esse aí, meu cabelo sofreu uma queda muuito grande por causa de um banho de brilho, ficou bem ralinho, e fui ao dermatologista e fiz exames de sangue e constou que estava com falta de ferro e tratei isso, meu cabelo parou de cair mas não cresceu como eu esperava e agora?!

luiz

24 jul, 2014

Opa gostaria de saber se esses produtos resolvem nas entradas do cabelo

jennifer suelen

02 ago, 2014

Pois eu também fiz química no meu cabelo e não cresceu como antes estar crescendo fino estou arrasada será que posso tomar esse também??aguardo sua resposta

Ci

14 ago, 2014

Mulher pode usar minoxidil 5%?

sandro lacerda

27 nov, 2014

O minoxidil tem contra indicações? o minoxidil manipulado tem o mesmo efeito?

aldenir

18 fev, 2016

Minha esposa esta com a parte de cima da cabeça sem cabelo como faço

Comente!