O frio chegou? Confira 5 dicas sobre como cuidar dos cabelos no inverno

Assim como o verão, o inverno exige cuidado redobrado com os fios; confira 5 dicas práticas para sua rotina

como cuidar dos cabelos no invernoDevido ao calor e ao sol intenso, o verão é tido como a estação do ano mais perigosa aos cabelos. Porém, a maioria das pessoas esquece – ou não sabe – que a queda das temperaturas durante o inverno também pode ser bem prejudicial aos fios.

As baixas temperaturas influenciam diretamente no clima e nos nossos hábitos e, sem perceber, deixamos de lado práticas da nossa rotina que estão diretamente relacionadas aos cabelos.

Pensando nisso, vamos falar agora cinco dicas práticas para você prestar atenção na sua rotina e ter um cabelo mais saudável no inverno. Aproveite este período para cuidar bem dos cabelos e passar, não apenas o verão, mas todo o ano com a cabeça saudável.

1 – Evite umidade prolongada

Nos dias mais frios, é normal que os cabelos precisem de mais tempo para secar completamente. Por isso, preste atenção na sua rotina. Lavar os cabelos à noite, por exemplo, acaba sendo costume de muitas pessoas que passam o dia trabalhando.

No momento de relaxar ao chegar em casa, lavar os cabelos pode não ser uma ideia muito boa. Isso porque deixar o couro cabeludo úmido por muito tempo pode resultar na proliferação de fungos e bactérias. Dependendo do quadro, pode resultar nas caspas e até mesmo na queda de cabelo.

Por outro lado, também é importante que os cabelos não fiquem muito tempo sem lavar, para evitar o acúmulo de sujeira nos fios. Evite lavar diariamente, deixando pelo menos um dia de intervalo entre uma lavagem e outra. E durante o banho ou na hora de sair de casa…

2 – Fuja do calor excessivo!

Outra característica do inverno é o aumento dos banhos com água quente. O problema desse costume é que o calor da água quente abre as camadas dos fios, além de contribuir para o aumento da oleosidade.

Por ser quente, a água atua retirando a oleosidade natural dos cabelos, tecnicamente chamado manto hidrolipídico. Esse manto é responsável por proteger os fios. Contudo, a lavagem com água quente confunde o funcionamento do organismo, que pela falta do manto hidrolipídico, entende que é necessário aumentar essa oleosidade. Como resultado, cabelos e couro cabeludo mais oleosos.

como cuidar do seu cabelo no inverno; secador pode ser prejudicial

Outra forma do calor danificar os cabelos são os secadores. Usado justamente para contornar o tópico anterior, o secador se usado muito quente também pode danificar os fios e deixar as camadas dos fios abertas e quebradiças. Por isso evite e, se for usar, que faça em temperaturas medianas e deixando a saída de vento mais distante do cabelo.

3 – Cuidado com a hidratação

A hidratação é essencial para cuidar dos cabelos no inverno. Neste período, os ventos mais intensos e a menor umidade do ar podem ressecar os fios.

A água presente nos fios pode se solidificar com temperaturas mais baixas e deixar o cabelo mais quebradiço. Além disso, os outros fatores relacionados à temperatura da água no banho e ao uso de secador exigem maiores cuidados no combate ao ressecamento.

4 – Mantenha hábitos saudáveis

Como já falado em outros artigos aqui do blog, alimentação e exercícios são hábitos relacionados diretamente à saúde capilar e são importantes para entender melhor como cuidar dos cabelos no inverno. Como esses fatores estão estreitamente ligados à nutrição dos fios, é importante manter uma dieta equilibrada com os nutrientes e as proteínas necessários.

Manter alguma atividade física pode contribuir, além do equilíbrio do organismo em relação aos hormônios, com a circulação. Essa última é essencial para manter uma boa irrigação sanguínea no couro cabeludo e, consequentemente, nos fios. Como resultado, cabelos saudáveis, nutridos, brilhosos e resistentes.

Também é comum que, no frio, aumente nosso consumo de comidas gordurosas. Elas podem influenciar no equilíbrio nutricional e ainda aumentam a quantidade de gordura no organismo.

Outra prática relacionada aos hábitos saudáveis que contribui na saúde capilar é bem simples: beber mais água. Normalmente, com as temperaturas mais amenas, costumamos beber menos água. Porém, essa água que consumimos também ajuda a deixar os fios mais hidratados e com mais brilho. Portanto, preste atenção!

5 – Cuidado com os acessórios

Muito comuns durante os dias frios, os acessórios como bonés, toucas e gorros podem pesar quando o assunto é saúde capilar. Esses objetos que complementam nosso visual de forma funcional abafam o couro cabeludo.

E, como visto acima, isso resulta na proliferação de fungos e bactérias. Então, apesar de bonitos, seja comedido. Evitar usar diariamente e por muito tempo esses objetos. Desta forma, você evita que seu cabelo fique mais oleoso e a manifestação desses microrganismos.

Agora você já viu algumas dicas de como cuidar dos cabelos no inverno e percebeu que hábitos diários influenciam, sim, na saúde capilar. Então fique de olho e mude o que for necessário na sua rotina. E lembre-se: apesar das dicas, qualquer problema ou tratamento relacionado ao couro cabeludo deve ser indicado e direcionado por um profissional qualificado.

Gostou do que leu? Para receber semanalmente materiais sobre saúde capilar basta assinar nossa newsletter! Garantimos que não vamos lotar sua caixa de entrada e você ainda fica informado sobre os cuidados com os cabelos.

 

bannernewsletter2

Comente!