Flutamida: o que homens e mulheres realmente precisam saber

Na história da medicina não é incomum que um remédio indicado para o controle e/ou cura de uma determinada doença acabe tendo resultados positivos em uma área totalmente diferente daquela pela qual foi desenvolvido.
Exemplo disso, já abordado aqui mesmo no site da Tricosalus, refere-se ao artigo sobre a Finasterida, um medicamento destinado ao tratamento de hiperplasia prostática (aumento da próstata) que, surpreendentemente, revelou efeitos positivos nos pacientes que também apresentavam um caso de alopecia (nome científico da calvície), tornando-se, a partir de então, uma alternativa contra esse problema.

flutamida é bom para os cabelosUm quadro parecido ocorreu com os usuarios da Flutamida, uma substância prescrita para pacientes que tenham descoberto o câncer de prostata em estágio avancado ou no qual as terapias tradicionais nao atingiram o resultado esperado. Comercializada com o próprio nome do composto – “Flutamida” – ou como Eulexin, Tecnoflut e Teflut, a sua classificação é a de um antiandrogênio (bloqueador de hormonios masculinos) que “atua inibindo a ligação da testosterona ou da diidrotestosterona aos receptores nucleares e citoplasmáticos nas células-alvo”1. Por consequência, o tumor tem o seu volume reduzido, prolongando a sobrevida do paciente.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Melhoria da perda de cabelo, da acne e do hirsutismo

flutamida efeitos para os cabelosPor atuar diretamente nos hormonios, principalmente com a testosterona, esse farmaco acaba provocando outras alteracões no organismo, sendo que, verificadas tais ações, a sua aplicaçao tambem passou a ser destinada às mulheres, visando-se à melhoria da excessiva perda de cabelo, da acne e do hirsutismo(excesso de pelos em áreas improváveis). Vale destacar, no entanto, que, exceto em casos de câncer, esse medicamento não deve ser ministrado em homens, sob o risco de lhes causar graves danos à saude.
Mesmo que a prescrição dermatologica não esteja listada no registro do produto, parte dos médicos do ramo defende o seu uso, desde que, obviamente, haja um acompanhamento especial – o que contempla uma dosagem personalizada para cada paciente, periodos de ingestão não superior a dois meses e exames de sangue recorrentes a fim de que sejam avaliadas as suas funções hepáticas, mesmo que assintomáticas. Caso se dê a presença de icterícia (cor amarelada na pele e/ou mucosas e olhos) ou números elevados de transaminases (enzimas hepáticas detectadas no sangue), o tratamento deve ser descontinuado imediatamente e a pessoa deve receber os cuidados necessários para a normalização das funções do fígado.

Os efeitos colaterais da Flutamida

flutamida efeitos colateraisOs efeitos colaterais mais comuns associados à Flutamida estao relacionados a problemas cardiovasculares, gastrointestinais e à perda de libido.
Todavia, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitaria) e outros orgãos ao redor do mundo alertam quanto ao perigo do surgimento de hepatite fulminante nas mulheres que o ingerem. Para se ter uma ideia, no Brasil, na Franca e nos Estados Unidos, a fórmula não prevê o seu uso por individuos do sexo feminino. No Brasil, o governo decidiu lançar um alerta após cinco mulheres com idades entre 18 e 35 anos desenvolverem a doença (hepatite fulminante). A unica opção de cura e a realização de um transplante em um período inferior a 72 horas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas, e, infelizmente, das cinco mulheres, quatro casos resultaram em óbito, incluindo duas tentativas de cirurgia sem sucesso.

flutamida para gestantesAlem das questões ja mencionadas, a Flutamida nao deve, sob hipotese alguma, ser absorvida por uma gestante: a sua atuacão é capaz de provocar desde um aborto até a má formação do feto, como, por exemplo, a interrupção do desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos.

A importância do acompanhamento médico para o uso da Flutamida

Apesar da polêmica, os profissionais de saude que receitam a Flutamida, tanto para a alopecia quanto para as alterações da pele, não estão agindo fora da lei. A receita “off label” (um medicamento sem respaldo da literatura ou dos órgãos controladores, como a ANVISA) é uma prática comum e autorizada.Quando o assunto é a Flutamida, o que não se discute é que se trata de um medicamento eficaz e que, paralelamente à sua eficácia, o seu uso indiscriminado pode ser bastante perigoso. Por isso mesmo, reitera-se aqui a importância de não se praticar a automedicação e de que, em havendo interesse em saber mais sobre essa fórmula que vem sendo indicada no combate à queda dos fios, agende-se uma consulta com um especialista da área – o dermatologista/tricologista.

tratamento com flutamidaNa Tricosalus Clinics encontra-se uma equipe de profissionais altamente qualificada e experiente no assunto, da qual a paciente recebera a devida orientacao para que, se necessário, faça o melhor proveito dos avanços da farmacologia – com segurança. Afinal, e preciso contar com o apoio de um médico que detenha um grande conhecimento e transmita a desejada confiança para que o problema da queda de cabelo seja resolvido sem se descuidar da saude em geral.

 

 

1. FLUTAMIDA – INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA). Disponivel em http://www.inca.gov.br/rbc/n_50/v01/pdf/revisao1.pdf. Acesso em 12 dez. 2013.

17 Comentários

Tricosalus

31 jan, 2014

Olá, pessoal!
Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o artigo ou para fazer perguntas!
As respostas são sempre enviadas via e-mail para todos vocês.
Para agendar uma consulta conosco ou tirar dúvidas rapidamente, liguem: (11) 4550-1420 / 4550-1421 / 9.8348-0349.
Att.,
Equipe Tricosalus

rita

10 set, 2014

Eu sempre tive pelos, porém há mais ou menos sete anos atrás percebi que desenvolveu mais em áreas que não tinha e aumento nas que já possuíam, fui ao endócrino e ele passou vários os exames de hormônio ( não recordo quais) e não deu nada, e ele passou diclin e outro medicamento que tb não recordo e com o tempo parou, agora tou notando novamente e estou entrando numa depressão, fiz novos exames hormonais e tou esperando o resultado pra levar pra outro endócrio, fiz tb ultrasom e nada deu, tou com medo de virar uma monstra, tou muito mal a cada dia, procuro algo pra parar e não encontro, nem sei se vai ter tratamento pra isso, tá nascendo pelo corpo todo e sempre tem coceira e formigamento, mas o médico disse que isso n tem nada a ver com pelos, já tou abandonando roupas decotadas, cavadas e curtas e choro só de pensar que meu rosto pode ficar todo peludo, tou desesperada, não tou fazendo mas nenhuma atividade como antes, só aflita com isso.

Lívia

13 abr, 2016

Amiga! Não queria lhe dizer isso, ainda mais tão tarde mas, bem vinda a meu mundo viu?! Tenho S.O.P, amenorréia e hirsutismo tamém, como sofro!!!! Nada de a.c pois possuo histórico pesado de TVP na família. Dependo do Sistema Genocida de saúde 0, vulgo (SUS) e de tanto estudar, me informar entrei para o curso de Farmácia há poucos. Ao menos descobri algo legal! Mas é osso mesmo ainda mais quando eu li que teve que abandonar os decotes (tipo minha pessoa aqui rsrsrs)! Aaaaainda mais quando não se há alternativas seguras com fármacos e o jeito é o cuidado Natural até que se desenvolva algo eficaz de verdade e sem riscos SERÍSSIMOS para a saúde! Hoje gostaria de saber como está! Enfim meu email segue aí: livialopedeaguirre@yahoo.com! Talvez seu caso seja o mesmo, talvez não! Bjsss sucesso. Saúde e Paz! :*

ANDREIA

18 out, 2014

Minha médica dermatologista indicou Flutamida 200mg manipulado e polivitamínicos. Comecei a ter um sangramento, como mestruação, Pode ter sido ocasionado pela flutamida? O que devo fazer, parar ou continuar. Preciso da opinião de outro especialista. Obrigada.

Simone

14 nov, 2014

Ola , eu comecei o tratamento para a queda de cabelo com flutamida 250mg e minoxidil 5 , a 5 meses, mas sem resultados, continuo com uma queda de 300 cabelos dia, estou a pensar desistir. Alguem já fez tratamento? e ao fim de quanto tempo parou a queda de cabelo? obrigado

Ana Lúcia

08 dez, 2014

Uma das mulheres que faleceu foi minha prima, o transplante de fígado foi realizado porém ela não resistiu. Aconteceu exatamente o descrito uma hepatite fulminante. Internou no sábado morreu 03 dias depois. Chegaram a realizar o transplante ( tivemos sorte de conseguir um doador muito rápido) porém ela não resistiu. Não usem esse medicamento.

Maiara Grimm

23 abr, 2015

Olá Ana Lúcia, a quanto tempo sua prima fazia o tratamento? Meu dermo me passou uma caixa com 20 cmp, sendo 1 ao dia. Mas agora estou com medo de seguir o tratamento, mesmo que por 20 dias. Obrigada.

Roberta Magalhaes Rodrigues

06 mar, 2015

Fuiu medicada por Dr. Renato de O Fagundes, o mesmo me receitou Flutamina manipulado com 156 gramas. Gostaria de saber de tenho risco de perder o libido, engordar, ou ter algum problema de figado se comprar a Flutamina de 250 mg na farmácia. Desde já agradeço, pois quero melhora no meu tratamento. Roberta.

Tricosalus

25 mar, 2015

Olá Roberta, muito boa tarde!

Conforme já respondemos anteriormente em dúvidas similares a respeito da utilização medicamentosa, reiteramos: os malefícios e/ou benefícios de determinado medicamento são específicos a cada caso, dependendo pontualmente da resposta fisiológica de cada paciente em particular. Sendo assim, não podemos estabelecer os prejuízos ou vantagens de determinado medicamento sem antes analisar as particularidades de cada cliente.

Recomendamos que toda e qualquer dúvida bem como reações adversas sejam informadas, com todos os detalhes, ao profissional responsável pela indicação medicinal.

Entretando, caso deseje uma segunda opinião especializada, teremos prazer em recebê-la em nossa clínica a fim de executarmos a sondagem dos reais motivos causadores do problema.

Nossos telefones para contato e/ou esclarecimento de demais dúvidas são 55 (11) 4550-1420 / 4550-1421 / 9.8348-0349.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus.

fernanda

18 abr, 2015

tomo flutamida ha quatro meses, para melhorar o meu cabelo, mas tenho notado qud a minha cara fica vermelha e da-me comichão.Serà alguma reaçao alergica?

clinicatricosalus

02 set, 2015

Olá Fernanda, tudo bem?

Recomendamos que você consulte um médico de confiança para saber as reais causas da sua reação.

Cuidado com a automedicação. Somente o médico detém o conhecimento necessário para diagnosticar o tipo de calvície a qual você poderá estar sofrendo e, assim, orientá-la em relação àquilo que deve ser feito, e que pode incluir ou não a prescrição de medicamentos, mas nas condições adequadas para que o acompanhamento se dê da melhor maneira.

Caso deseje agendar uma avaliação em nossa clínica, estamos disponíveis nos números (11) 4550-1420 ou (11) 4550-1421.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus.

Maiara Grimm

23 abr, 2015

Olá meu Dermatologista me passou um tratamento com 20cmp de 250mg, sendo 1ao dia. Mas agora fiquei com medo, ainda mais que faço tratamento com ACNOVA que também é um medicamento forte para o fígado.

clinicatricosalus

02 set, 2015

Olá Maiara, tudo bem?

É de extrema importância que você sane suas dúvidas corretamente com seu médico dermatologista/tricologista. Somente o médico detém o conhecimento para orientá-la em relação àquilo que deve ser feito, e que pode incluir ou não a prescrição de medicamentos, mas nas condições adequadas para que o acompanhamento se dê da melhor maneira.

Caso deseje agendar uma avaliação em nossa clínica, estamos disponíveis nos números (11) 4550-1420 ou (11) 4550-1421.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus.

Jonara dorigon

15 jan, 2016

Oi sou diabética tipo1 ,mei dermo me receitou Flutamida 100mg manipulada 60 cápsulas p cabelo e espinhas o resultado está sendo ótimo ,mas deade q comecei a tomar de 63kg já estou com 71kg oq fazer depois volta ao normal?faço dieta e academia mas só engordo

Taisa

14 mar, 2016

Olá. Minha dermatologista me passou um líquido pra passar no rosto antes de dormir que contém Flutamida. Não preciso tomar nada. Somente antes de dormir, com o rosto limpo passar com o algodão. Será que caracteriza perigo e alerta também? Obrigada!

italo rodrigues dos santos

21 mar, 2016

Ola, boa noite,

gostaria de saber por quanto tempo devo utilizar a flutamida, estou usando a solução tópica 2% junto com minoxidil 5 % ,e gostaria também de saber se eu parar de usar corro o risco de perder os fios q já ganhei..

obg..

Daniele Caroline

11 fev, 2017

Oi minha dermatologista passou flutamida de 250 mg, o motivo que procurei a dermatologista foi pelo excesso de oleosidade da pele , Mas lendo a bula não vi dizer nada sobre melhora na oleosidade da pele alguém sabe me informar se posso obter melhora na pele fazendo uso do medicamento? Agradeço

Comente!