A verdade sobre a calvície e o uso de anabolizantes

A primavera chegou há poucos dias, e é nesta nova estação que muitas pessoas iniciam uma verdadeira “corrida contra o tempo” para eliminar aqueles quilinhos acumulados durante o inverno, quando o frio parece contemplar por si só a necessidade do consumo extra de calorias. Esta é a época em que, antevendo a chegada do verão, retomam-se as dietas alimentares e a rotina de exercícios físicos, tudo empreendido no propósito de que, em dezembro, os corpos voltem a ser exibidos “esbeltos” – quando não “musculosos”, interesse sobretudo dos homens.

Acontece que, na busca pela rapida perfeicao da forma estetica, não é raro que sejam praticados excessos ou, ainda, que homens e mulheres se valham de recursos que oferecem risco à sua saude, desde a minima até as máximas consequências. Para muitas mulheres, exemplo disso está na sua adesão às “dietas milagrosas”, avessas ao que seria a recomendação médica; para os homens, um bom exemplo está no seu uso indevido dos famosos “anabolizantes” – ou “bombas”, como estes costumam ser popularmente chamados.

Especificamente em relação ao uso de anabolizantes, são muitos os malefícios causados por este hormonio (em síntese, os anabolizantes são hormônios esteroides que promovem o crescimento dos tecidos, principalmente muscular e osseo). Um deles, e sobre o qual poucas pessoas têm conhecimento, é o desencadeamento da calvície – cientificamente chamada de alopecia – nos indivíduos já predispostos a manifestá-la (o que representa 80% dos homens).

Assim, se, por um lado, inúmeros jovens desavisados se veem conquistando os músculos tão bem definidos com que tanto sonhavam, por outro lado surge uma nova insatisfação para com a própria autoimagem, devido à acentuada perda de cabelo em homens que, simplesmente, ainda se encontram tão somente na faixa dos 20 anos de idade!

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Anabolizantes e Calvície: a relação entre o ganho da massa muscular e a perda acentuada dos fios

A relacao entre a ingestão de anabolizantes e o surgimento da calvicie pode ser facilmente explicada. Para tanto, basta considerar que, na calvície de padrão masculino (“alopecia androgênica” ou “calvície hereditaria”), que acomete 8 de cada 10 homens com menos de 70 anos, o grande responsável pela excessiva perda do cabelo e o descontrole do hormonio dihidrotestosterona (DTH), derivado da testosterona, que, uma vez alterado, promove um afinamento progressivo dos fios em determinadas regiões do couro cabeludo.

Bem, uma vez que, via de regra, os anabolizantes são substâncias derivadas da testosterona, isso significa que aqueles que o consomem estão aumentando no seu organismo os níveis deste hormônio masculino (que, apesar de assim conhecido, as mulheres também apresentam). Deste modo, em se tendo mais testosterona, provoca-se o descontrole na sua fração (a dihidrotestosterona), desencadeando, portanto, o enfraquecimento dos fios e, tão logo, o aparecimento da calvície.

A calvície causada pelo uso de anabolizantes: saiba como tratar

A primeira coisa a ser feita pelos jovens que estão sofrendo a excessiva perda de cabelo é procurar um dermatologista (de preferência, aquele especializado em tricologia). É este o profissional que poderá verificar se a calvície está realmente associada à ingestão dos hormônios, excluindo outras possíveis causas que poderiam ser responsáveis pelo afinamento dos folículos pilosos e pela sua respectiva queda.

Embora seja do conhecimento de todos que ninguém deve se automedicar, o reforço desta orientação é sempre válido. Tal apontamento ganha ainda mais destaque no tema em razão de, sem a devida prescrição médica, muitos jovens virem adquirindo medicamentos que auxiliam no combatem à calvície, e que, como toda e qualquer medicação, apresentam as suas proprias condições de uso, que somente o profissional com o conhecimento específico saberá avaliar. Além disso, os medicamentos possam somar ao tratamento indicado pelo dermatologista/tricologista, contribuindo como uma importante ação coadjuvante, sendo uma das medidas recomendadas, e não a unica.

Formada por profissionais de reconhecida experiência no assunto, a equipe da Tricosalus é especializada no diagnóstico e no tratamento capilar por métodos não cirúrgicos, e está à disposição para auxiliar os jovens – bem como todos os demais interessados – no combate à calvície e na recuperação do seu bem-estar para com a sua própria autoimagem.

Muitas vezes, focados na concretização de um ideal que não mede as consequências reais, somos levados a crer que o consumo de determinadas substâncias pode representar um favorecimento, que a adesão a determinados “modismos” pode significar a solução definitiva para aquilo que buscamos e, desta maneira, acabamos minimizando os seus efeitos maléficos, priorizando a aparência em detrimento da saúde. Por isso mesmo fica o alerta: é possível aos jovens prevenir a calvície, e uma das recomendações para evitá-la é, justamente, a não utilização de substâncias como anabolizantes – assim como de álcool e cigarro.

38 Comentários

Tricosalus

31 jan, 2014

Olá, pessoal!
Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o artigo ou para fazer perguntas!
As respostas são sempre enviadas via e-mail para todos vocês.
Para agendar uma consulta conosco ou tirar dúvidas rapidamente, liguem: (11) 4550-1420 / 4550-1421 / 9.8348-0349.
Att.,
Equipe Tricosalus

Bruno Silva

06 set, 2014

Olá, meu nome é Bruno
Gostei muito do artigo, e tenho uma pergunta, fiz uso de anabolizantes durante um tempo, e após uns meses comecei a perceber durante o banho que tive um pouco de queda de cabelo, em algumas partes, principalmente nas entradas, parei de fazer usos dessas “drogas”, pois percebi que estava prejudicando minha saúde, estou preocupado agora com a calvice, gostaria de saber se o cabelo volta a crescer depois que se para de tomar esses anabolizantes, esse efeito é permanente? Ajuda se eu parar de malhar? Oque devo fazer? Desde ja agradeço sua atenção .

gene Fernandes

24 out, 2014

Fiz uso de anabolizantes e meus cabelos não param de cair, parei de usar e meus cabelos continuam caindo.qurro saber se com o tempo eles param de cair.o que deve fazer? Me ajudem pois estou desesperada . obrigada

Marcelo

25 out, 2016

Oi bom dia eu sou de fortaleza estou com depressão por conta dessa queda de cabelo , acredito q usei esses anabolizantes ,por favor me ajudem

nathan

19 fev, 2014

Boa tarde, a pouco tempo fiz um ciclo com anabolizantes, e desde então de 5 meses apos o uso, notei que houve um aumento significante na queda de cabelo. Gostaria de saber se esta queda vinda do uso dos anabolizantes podem ser reversiveis, ou o cabelo que caiu não voltará novamente.

Amanda

04 abr, 2014

Ola fiz o uso de stanozolol a 4 meses , e estou com uma queda de cabelo horrivel , principalmente nas entradas, estou bem preocupada , meu cabelo nao vai voltar mais a nascer? Oq posso fazer???

iris

09 mar, 2014

Oi, fiz o uso de anabolizante chamado DECA durabolin ou deca land como chamam, usei apenas 5ml, depois do uso de apenas uma semana. PAREI DEFINITIVAMENTE não gostei e não recomendo, mas depois de 4meses meus cabelos estão caindo muito! Será que estou com calvise? E meua cabelos estão finos, será que ficarei careca? Me ajude por favor.

Guilherme

06 ago, 2014

Estou fazendo um ciclo de Anabolizante e meu cabelo começou a cair demais, quero saber o que devo fazer. Se é reversível ou nao, tenho que tomar alguma vitamina ou coisa do tipo ou vou ficar calvo definitivamente?

Flavia

01 set, 2014

Oi fiz uso de stanozolol e deca, e agora meus cabelos não param de cair . O que posso fazer para amenizar a queda.

Juliana

11 out, 2014

Boa tarde Flavia! Estou com o mesmo problema de queda de cabelo. Podemos nos comunicar para trocar informações?

Juliana

11 out, 2014

Olá!” Eu usei stanazolol por um mês (Julho), meu cabelo não para de cair, fui à dermatologista e la me passou o pantogar (manipulado) e uma loçao a base de minoxidil. Esse é o tratamento correto?

Ricardo

12 nov, 2014

Parei tomar essas substâncias tipo anabolizantes, e aderi o uso minoxidil por motivo dos anabólicos acelerar minha calvice hereditária ja estou usando a um mês ta vindo cabelo pacas estou muito feliz , hoje eu treino pesado me alimento bem e tenho corpo legal pessoas elogiam ainda e com cabelo.melhor ainda

DANIEL

13 nov, 2014

Tambem tomei anabolizantes, senti uma queda de cabelos nas entradas e gostaria de saber se parando de tomar (como ja parei), o cabelo volta a crescer? obrigado.

Jonathan

21 nov, 2014

Tudo bem! Estou pensando em usar anabolizantes baseados em testosterona. Estou ficando com o cabelo ralo em cima e comecei a usar minoxidil. Gostaria de saber se a perda decorrente do uso da testosterona pode ser reversível? Obrigado.

Juliana

02 dez, 2014

Olá! Fiz uso de oxandrolona e tbm tive mta queda de cabelo. Eles voltarão a crescer? Existe tratamento para que eles voltem a ser como antes? Grata pela atenção.

Anderson

30 dez, 2014

fiz uso de anabols percebi que meu cabelo estava caindo gostaria de saber se para de cair e se nasce novamente os que ja cairam

higor

22 jan, 2015

Oiii.meu nome é higor!!! É q tomo anabolizantes e percebi q meu cabelo começou a cair ,e agora parei de tomar hoge e estou com medo de ficar calvo. Quando parar de tomar ….meu cabelo começara a creçer de novo?se começar! Quanto tempo passa pra creçer novamente.???!!! Vlw e obg pela atenção!!!

Juliana

16 fev, 2015

Alguém responde aqui? estou com a mesma dúvida de muitos. depois de parar com o anabolizante, o cabelo volta a nascer?

clinicatricosalus

03 set, 2015

Olá Juliana!

Tudo bem?

Infelizmente sem uma avaliação médica não seremos capazes de ajudá-la. Somente após os exames hormonais e tópicos poderemos verificar a possibilidade uma melhora. A aconselhamos a marcar uma consulta em nossa clinica. Entre em contato pelo número 011 4550-1420 e agende o seu horário.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus

Thais

26 set, 2015

Oi ju estou passando por queda de cabelo também poderia me ajudar ?

jc

24 fev, 2015

boa noite.
fiz o uso de anabolizantes, mais ja faz muito tempo que não usou mais. meu cabelo esta caindo, ja caindo, da ate pra percebe os locais falhados, o que deve fazer ?

clinicatricosalus

26 fev, 2015

Olá Jalerson. O uso de anabolizantes pode sim potencializar a queda de cabelo. No entanto não podemos avaliar o seu problema com exatidão sem saber o que você tomou em qual dosagem e por quanto tempo.

O ideal é agendar uma consulta conosco para que a gente possa rodar uma bateria de exames de maneira a entender sua situação atual.

Aguardamos o seu contato: (11) 4550-1420 / 4550-1421 / 9.8348-0349.

CCF

15 mar, 2015

gostaria de saber se após a parada do uso de anabolizantes o cabelo volta a crescer nas áreas em que houve a queda

clinicatricosalus

03 set, 2015

Olá CCF!

Tudo bem?

Primeiramente precisamos analisar uma série de resultados de exames de sangue pra ver se houve uma alteração considerável hormonal. O aconselhamos a agendar uma consulta em nossa clinica, somente dessa forma seremos capazes de ter um diagnóstico especifico sobre o seu caso para tratá-lo de forma mais personalizada. Entre em contato pelo número 011 4550-1420 e agende a sua avaliação.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus

queda de cabelo por uso de anabolizantes

03 jun, 2015

ola..bem meu nome é jakson tomei anabolizantes a pouco menos de dois anos parei de malhar pouco mais de um ano e desde entao pelo percebi que meus cabelos caiam bastante e minhas entradas ficaram mais ralas ..tenho falhas no couro cabeludo..gostaria de saber se ha alguma forma de reversao para isso ou se o cabelo volta com o tempo..desde ja agradeço

clinicatricosalus

02 set, 2015

Olá Jakson, tudo bem?

É necessário que você passe pela avaliação de um profissional dermatologista/tricologista para especificar qual o melhor tratamento indicado para seu caso.

Caso deseje agendar uma avaliação em nossa clínica, estamos disponíveis nos números (11) 4550-1420 ou (11) 4550-1421.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus.

Roberto

12 jun, 2015

Olá eu tomei 45 cápsulas de Mdrol e depois de um ano percebi que meu cabelo está caindo constantemente e bem rápido vc acha que pode ser por causa do efeito colateral com o tempo volta o normal?

Tricosalus Clinics

04 ago, 2015

Olá Roberto!

Tudo bem?

Para que possamos avaliar o seu caso e lhe indicar um de nossos tratamentos, é de extrema importância que você realize uma consulta conosco. Através dela iremos obter um diagnóstico especifico sobre o seu caso, vendo fatores hormonais, genéticos e disfunções do próprio couro cabeludo como excesso de oleosidade, acides do suor etc. Venha nos conhecer, temos certeza que poderemos ajudá-lo!

Atenciosamente,

Equipe Tricosalus

Aline

06 jul, 2015

Olá. Já fiz todos exames possíveis. E não estou com déficit nenhum de vitaminas , etc. Fiz uso de testosterona 3mg é oxandralona 3mg tb durante uns meses e estou tendo muita queda de cabelo e oleosidade no couro cabeludo e na pele. Se eu parar os hormônios é possível reverter esse quadro?

Tricosalus Clinics

31 jul, 2015

Olá Aline!

Tudo bem?

Para que possamos avaliar o seu caso e lhe indicar um de nossos tratamentos, é de extrema importância que você realize uma consulta conosco. Através dela iremos obter um diagnóstico especifico sobre o seu caso, vendo fatores hormonais, genéticos e disfunções do próprio couro cabeludo como excesso de oleosidade, acides do suor etc. Venha nos conhecer, temos certeza que poderemos ajudá-la!

Atenciosamente,

Equipe Tricosalus

Leonardo

10 nov, 2015

Boa Tarde!
Comecei a usar o Clembuterol e queria saber se ele tbm faz cair cabelos…
Obg,
Desde ja,
Abraco

Ricardo

16 nov, 2015

Bom dia… Estou usando deposteron e estou notando que meu cabelo começou a cair…. A minha dúvida é… Esses cabelos que estão caindo voltam a nascer quando acabar o ciclo ou nunca mais?!

jhonatan

13 mai, 2016

Gostei muito do artigo, e tenho uma pergunta, fiz uso de anabolizantes durante um tempo, e após uns meses comecei a perceber durante o banho que tive um pouco de queda de cabelo, em algumas partes, principalmente nas entradas, parei de fazer usos dessas “drogas”, pois percebi que estava prejudicando minha saúde, estou preocupado agora com a calvice, gostaria de saber se o cabelo volta a crescer depois que se para de tomar esses anabolizantes, esse efeito é permanente? Ajuda se eu parar de malhar? Oque devo fazer? Desde já agradeço sua atenção .

Pamela

18 ago, 2016

Boa noite! Meu namorado tomou uma caixa de Hemogenin e começou a ter queda de cabelo. Isso já faz 7 anos. Ainda existe jeito??

Luan

02 set, 2016

Boa tarde !
Tenho alopecia androgenética, faço uso do finasterida 1mg, um amigo me recomendou tomar esteroides, tenho medo de tomar e cair meu cabelo, pois esteroides tem DHT que acelera a queda, pois o finasterida inibe a DHT.

Gabriel martins

05 dez, 2016

Quando faz o yso de esteroides anabolizantes e cai cabelo mesmo eu tendo tendencia ele volta a crescer? É normal passar a mao no cabelo

Gabriel martins

05 dez, 2016

E normal quando passar a mao no cabelo sair de um a tres fios do cabelo? Ou isso é devido ao iso dos esteroides? Grato desde ja

Rosângela Dos Santos Sales

26 fev, 2017

Olá ,fiz uso de Deca e Durateston,meus cabelos estão caindo muito e estou com barba igual a homens, gostaria de saber se há um jeito de parar de cair e a barba de crescer,pois já está evidente demais e no rosto é muito constrangedor.

Comente!