A real influência do estresse na excessiva queda de cabelo

Muito comum na lista de problemas que favorecem o surgimento da calvície, o estresse é, em síntese, uma reação (física e/ou mental) do organismo a um esforço extremo ou a algum acontecimento de grande importância.

Dentre as suas causas mais comuns, estao a elevada tensão emocional em decorrência de expressivos desafios no trabalho, dificuldades financeiras, graves desentendimentos afetivos ou familiares, casos de falecimento de pessoa muito proxima, etc.

O nosso corpo tem uma enorme capacidade de se adaptar ao estresse, mas, ainda assim, ha um limite. A compensacão que ele e obrigado a fazer para dar conta dos agentes estressores ao longo de toda a vida pode desencadear problemas fisicos e disturbios psíquicos – durante e depois da exposição ao agressor. E, assim como outras doenças do couro cabeludo e da pele em geral, a perda excessiva dos cabelos é um exemplo disso, sendo influenciada pelas altas taxas do hormonio cortisol no organismo, ao longo de um estresse contínuo.

Desta forma, uma vez que o hormônio do estresse pode contribuir na queda dos fios, é muito importante a realização de alguma atividade física regular para ajudar na sua prevenção. Além de diminuir as taxas de cortisol, os exercícios físicos também aumentam a liberação de endorfinas, chamadas de “hormônios do prazer”. Sem contar que a movimentação do corpo facilita a circulação sanguínea e, consequentemente, a melhor nutrição e a absorção dos elementos ativos pelos fios.

“O meu cabelo não para de cair, e acho que pode ser devido ao estresse. O que devo fazer?”

Para quem está sofrendo a perda acentuada dos cabelos, a melhor recomendação é sempre a de procurar ajuda especializada.

A Tricosalus conta com os melhores dermatologistas e tricologistas com comprovada experiência no tratamento da calvície, capazes de diagnosticar com precisão o que está originando a acentuada queda dos cabelos.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

Sabendo-se o quanto os fatores psíquicos e emocionais influenciam no ciclo de atividade do folículo piloso, a intervenção terapêutica pode se revelar de fundamental importância na indicação e no acompanhamento de medidas antiestresse por parte do paciente. E, concomitantemente à terapia, o médico dermatologista/tricologista poderá receitar a utilização de produtos que fortaleçam os cabelos e auxiliem no bloqueio da queda, de modo que essa atuação conjunta contribuirá significativamente para a apresentação de resultados ainda mais rápidos e eficientes, tanto no combate ao estresse quanto no adeus à calvície.

17 Comentários

Tricosalus

28 nov, 2012

Olá, pessoal!
Fiquem à vontade para fazer comentários sobre o artigo ou para fazer perguntas!
As respostas são sempre enviadas via e-mail para todos vocês.
Para agendar uma consulta conosco ou tirar dúvidas rapidamente, liguem: (11) 4550-1420 / 4550-1421 / 9.8348-0349.
Att.,
Equipe Tricosalus

Valdirene Godoy

14 fev, 2013

Ola vcs tbem tem tratamento para alopecia ?

Maria da penha bueno

27 jul, 2016

Perdi um irmão especial que eu criei menos de um meu meu cabelo caiu todo não tenho nem um terço do cabelo que tinha o que faço..

Airton

25 fev, 2013

Obrigado por retorno do e-mail, apesar de não terem respondido o que eu perguntei,gostaria de saber se o tratamento consistem em nascer novamente os cabelos perdidos, tipo quando faz a cirurgia de implante de foliculos capilar, ou se é algum tipo de protese, ou alongamentos dos cabelos que temos levando para outra parte da cabeça, gostaria de saber como é o tratamento e se é possivel fazer a distancia sou do Paraná, obrigado.

Michele

15 jun, 2014

Olá a algum tempo percebi uma grande queda de cabelos bem no meio da cabeca e coceira e muitas espinhas no maxilar isso pode ser devido ao estresse pois trabalho na área de vendas com publico será que presciso mudar de área isso me preocupa muito

aline

27 nov, 2014

Estou sofrendo com queda de cabelo há algum tempo depois de uma química, que acredito, pelo cheiro e coceira que senti, que foi usado formol sem meu consentimento, depois disso, três meses depois começou o drama. Tem tempo que melhora e depois volta a cair tudo de novo, já perdi de 1/3 a metade dos fios. Não sei mais o que fazer. Os exames deram todos normais.

Juliana

22 dez, 2014

Olá, tenho 16 anos, e há um ano, venho tendo uma queda constante de cabelo. Em 2013, não lembro exatamente a data, mas foi mais pro início/meio do ano, eu fui diagnosticada com dengue. A partir daí, comecei a perceber que meu cabelo estava caindo em quantidades incomuns. Fiz vários exames nos quais nenhum indicou deficiência de vitaminas ou algum tipo de anormalidade, tomei vários remédios com vitaminas, mas não obtive resultados. Meu médico indicou o Minoxidil, mas meu couro cabeludo estava sensível e acho que o remédio, por esse motivo, causou o efeito contrário (até mesmo porque eu utilizei tal remédio na sobrancelha e percebi que, esta teve um aumento de pelos). Eu sou extremamente estressada e venho passando por dificuldades em certos relacionamentos (com família, amigos, etc) e eu mudo constantemente de humor, fico muito mal e me estresso facilmente. Queria saber se, meu cabelo pode estar caindo pelo fato do stress e das mudanças de humor ou posso ter calvície com essa idade?

Alexandra Dias

17 mar, 2015

Boa tarde!! Estou desesperada!!!! Estou com uma queda de cabelo absurda, há mais ou menos 4 meses, passei por um estresse emocional muito grande, ainda estou em terapia p melhora da depressão, mas ñ estou tomando medicação nenhuma que causaria essa queda de cabelo. Já fui do médico, fiz vários exames de sangue e tá td nl, hormônios tb, ñ há problemas no couro cabeludo, etc…..
Meu médico disse q é por causa do fator emocional, crise de estresse, nervosa, etc….
O q poderia fazer p melhorar por favor!
Já estou tomando vitaminas

Clínica Tricosalus

19 mar, 2015

Olá Alexandra, bom dia!

O estresse e eventualmente a depressão são causadores de grandes índices de queda de cabelo. O primeiro passo para a solução do problema é diagnosticar com precisão qual o real motivo da queda.

Recomendamos que sejam seguidas as orientações de seu médico em busca de seu reestabelecimento emocional. Lembramos que exercícios físicos são fundamentais para o equilíbrio emocional e a circulação sanguínea, deixando a mente e o corpo mais saudáveis.

Uma sugestão é, não abandonando o tratamento já preestabelecido por seu médico, procurar a ajuda de um dermatologista/tricologista a fim de uma avaliação precisa sobre o motivo que está originando o problema.

Estamos à disposição nos números (11) 4550-1420 / 4550-1421 / 9.8348-0349. para eventuais dúvidas.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus.

Paola

29 abr, 2015

Olá, boa noite! Estou passando uma fase de muito estresse e tensão em minha vida, tanto familiar, quanto profissional. Dificuldade financeira também é outro motivo. Consultei uma dermatologista a umas 2 semanas e ela me indicou tomar o “Nourskrin”, que é um medicamento novo no mercado e bem caro, considerando que ele deve ser tomado no mínimo 4 meses. Porém estou tendo uma queda excessiva de cabelo. Em questão de 2 minutos caíram 35 fios….e toda vez que passo a mão de leve, continua saindo, não sei mais o que fazer. Fiz exames de sangue, e está tudo dentro normal. Depois de ter consultado uma dermatologista e o problema ainda continua, o que devo fazer? Existe algum remédio que tem efeito de bloquear a queda a curto prazo, ou só existem tratamentos com vitaminas e suplementos a longo prazo? Esse medicamento que estou tomando deveria ter feito efeito já em duas semanas? Ou devo aceitar que o cabelo continue caindo e que isso vai se normalizar em um período de tempo que pode levar meses? Até lá como estarão meus cabelos? Devo procurar outro profissional? Aguardo contato, obrigada.

clinicatricosalus

02 set, 2015

Olá Paola, tudo bem?

Não podemos, infelizmente, avaliá-la e/ou orientá-la apenas por seu histórico.
Precisamos vê-la pessoalmente, ver todos estes exames, e se necessário ampliá-los ou repeti-los de modo a compreender melhor seu quadro clínico para assim, lhe oferecer melhores condições de tratamento.

Caso deseje agendar uma avaliação em nossa clínica, estamos disponíveis nos números (11) 4550-1420 ou (11) 4550-1421.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus

Claudia silva

07 dez, 2015

Ola,
Meus 2 filhos de 17 e 20 anos começaram a perder muito cabelo coincidindo com a minha separacao do seu pai. Foi traumatica e dificil, ate entao tinham os 2 muito cabelo. Seria possivel ser este fato o responsavel de esta caida de cabelo ? Perderam muito cabelo que ate hoje (4 anos passados) nao recuperaram.
Nao ha hereditariedade. Seria reversivel ? Poderiam voltar a recuperar seu cabelo ? Agradeço muito os seus comentarios,

cilene

19 fev, 2016

bom preciso de ajuda meu cabelo esta caido muito nao sei mais o q fazer

Rachel

11 abr, 2016

Olá. Tenho feito uso de stavigile com ritalina a 30 dias e meu cabelo esta caindo absurdamente. Vcs conhecem algim caso de queda devido a estes medicamentos? Já fui a um dermato e ele disse que nao associa ao medicamento e sim ao estresse… estou tomando remedio e passando uma loçao há duas semanas mas a queda continua. Ja fez um buraco na frente. Estou desesperada

Vanessa

11 mai, 2016

Olá estou tendo uma queda absurda de cabelo…passei por um momento de grande estresse emocional e perdi peso resultando numa má alimentação e como consequência uma anemia…mais estou repondo as vitaminas e ferro ainda assim os cabelos não param de cair e eu fico extremamente nervosa e irritada outro dia um médico disse que é crise de nervoso e ansiedade…não sei oque fazer

Panmella

04 out, 2016

Olá bom dia!
A mais ou menos uns 30 dias venho sofrendo com uma queda de cabelo absurda, procurei um dermatologista que me passou minoxidil e alguns suplementos alimentares, mas meu cabelo não para de cair, isso está acabando comigo, não tenho vontade de sair de casa, não tenho vontade de vê ninguém, choro o tempo todo, estou muito mal, fiz vários êxedra de sangue e não deu nada! Não sei mais o que fazer!

Rosana

06 dez, 2016

Eu tbem estou passando por isso Pamela . Estou mt triste pois já fiz de tudo fui na dermatologista fiz exames já tomei tantos remédios tudo eu já fiz. cuido tanto do meu cabelo. Ele sempre foi longo de um tempo pra cá a queda fica cada vez pior diminuindo o volume afetou minha vida minha alto estima está lá Enbaixo

Comente!