10 dicas para diminuir a queda de cabelos

mulher-perdendo-cabeloA queda de cabelo e assunto que preocupa tanto homens quanto mulheres. A duvida mais frequente que os especialistas costumam ouvir é: “É normal cair cabelos todos os dias?”.

A queda de até cerca de 100 fios por dia é considerada normal. Isso pode acontecer, por exemplo, durante o processo de lavagem e escovacao dos cabelos.

No entanto, uma queda excessiva do cabelo pode significar uma disfunção no organismo, que precisa ser analisada por um profissional da saúde.

 

A seguir, 10 dicas para diminuir a queda de cabelos.

 

 

  1. Controle da oleosidade do couro cabeludo.

A oleosidade excessiva do couro cabeludo pode levar ao quadro de inflamação (dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa) e, consequentemente, a queda dos fios. Ao lavar o cabelo, utilize agua morna, pois a água quente pode desencadear uma maior produção de sebo e, consequentemente, um aumento na oleosidade da raiz.

Não passe o condicionador na raiz do cabelo, pois isso aumenta a oleosidade e a umidade do couro cabeludo, o que facilita a produção da caspa.

Os bonés não provocam a calvicie, mas também podem desencadear a dermatite seborreica, com consequente aumento da queda dos fios.

 

  1. Boa alimentação fortalece os fios.

O processo de crescimento dos fios demanda adequadas quantidades de minerais, como o ferro, vitaminas e proteínas. Quando seguimos dietas rígidas ou desreguladas, a deficiência desses nutrientes pode causar a fragilidade do fio e, consequentemente, a sua queda. Portanto, é importante manter uma dieta equilibrada para que se tenha uma boa saúde capilar.

 

luis tricotest consultaOlá, tudo bem? Desculpe interromper a sua leitura!
Eu sou o Luis, gerente aqui da Clínica Tricosalus, e estou passando para convidá-lo(a) a conhecer o Tricotest – nosso exame de análise capilar.
Clique aqui e assista ao vídeo.

 

 

  1. Procure um especialista em caso de disfunções hormonais.

Problemas nas glândulas endocrinas, como tireoide, hipófise e suprarrenal, podem comprometer os cabelos. Muitas doenças endocrinológicas, como o hipotireoidismo, podem, inclusive, ter como primeira manifestação clínica a queda acentuada dos fios. Mesmo uma disfunção durante o período menstrual, como irregularidade do ciclo ou fluxo menstrual aumentado, pode indicar alteração na quantidade de hormonios no organismo. Sendo assim, torna-se fundamental a avaliação de um especialista (tricologista) em caso de queda acentuada dos cabelos, para que se determinem possíveis disfunções correlacionadas.

 

  1. Escove os cabelos corretamente

escova-cabelo-molhadoPentear os cabelos deve ser um ato feito com cuidado, para diminuir a quebra dos fios. Evite escova-los quando ainda estiverem molhados, uma vez que o fio, ainda umido, quebra com mais facilidade. Seque-o com uma toalha sem esfregar. Já seco, o pentear deve ser suave, sem puxar os fios com muita forca.

 

 

 

 

  1. Evite o uso da chapinha.

A chapinha, ou prancha, danifica a estrutura do fio, aumentando a fragilidade e portanto, a quebra dos fios. O ideal e que o cabelos seque naturalmente, sem estar preso. No caso de usar o secador, mantenha o aparelho a 30 centimetros de distância da cabeça, em temperatura morna.

 

  1. Evite penteados que tensionam o cabelo

O uso de penteados como o rabo de cavalo, quando feito com maior tensao, causa maior quebra dos fios, além de poder causar perda definitiva dos cabelos (alopecia de tração). A alopecia de tração é mais observada pelo avanço da linha de implantação dos cabelos, causando uma impressão de aumento da fronte (“testa”). Outro cuidado ao se prender o cabelo é não fazê-lo enquanto eles estão molhados, pois isso pode levar à dermatite seborreica e aumentar a queda.

 

  1. Tenha uma vida com menos estresse.

Quando está sob o efeito do estresse, o organismo acelera a produção de uma substância chamada cortisol, que pode aumentar a queda dos cabelos. Além disso, o estresse também pode agravar quadros de dermatite seborreica, o que também colabora com o aumento da queda.

Assim, sempre que possível, procure reavaliar sua rotina, incluindo hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos.

 

  1. Evite o cigarro

evite-cigarro

 

Entre as substâncias quimicas presentes no cigarro, ha diversas consideradas toxicas para a saude do individuo e dos cabelos. Alem disso, o cigarro diminui a irrigacao do couro cabeludo, o que prejudica a nutrição dos fios.

 

 

 

  1. Evite o uso de produtos químicos nos cabelos.

A escova progressiva, definitiva ou similares são procedimentos químicos agressivos à estrutura do fio do cabelo, tornando-o mais frágil e susceptível à quebra. Além disso, o contato do produto pode levar ao aumento da queda por irritação do couro cabeludo. O formol, substância utilizada na maioria dos produtos usados para esse fim, é sabidamente prejudicial à saúde, podendo aumentar a chance de se desenvolver câncer.

 

  1. O seu problema pode ser calvície! Procure um especialista.

Alguns casos de perda de cabelo estão relacionados a fatores genéticos, como a alopecia androgenética, termo médico usado para a calvície ligada a fatores hereditários. Apesar de na maioria dos casos ter o início na juventude, a alopecia androgenética pode ocorrer em qualquer idade e acometer tanto homens quanto mulheres. Em mulheres, costuma ser mais difusa, com sensação de cabelos finos. Em homens, geralmente as laterais e a nuca são preservados, com padrão clássico de perda na parte superior do couro cabeludo.

Seja qual for o caso, queda ou rarefação dos cabelos, o acompanhando de um especialista se faz essencial, para que se determinem as causas e possibilite o melhor tratamento.

26 Comentários

Tricosalus Clinics

26 jan, 2015

Olá Pessoal! Deixem seus comentários e dúvidas aqui. Teremos o maior prazer em responder.

Vanessa Moreira

25 jun, 2015

Olá. Achei muito interessante as informações. porem sigo essas dicas a muito tempo e ainda sim tenho ficado cada dia mais calva na região da frente e do centro da cabeça. Já fiz os exames clínicos que deram todos normais. Já fui a vários dermatologistas mas nenhum me apresentou um tratamento que resolvesse meu problema. O que pode me orientar a fazer para que possa nascer novos cabelos nas regiões ralas?? Agradeceria muito se pudesse me orientar.
Abraços!
Vanessa

Tricosalus Clinics

04 ago, 2015

Olá Vanessa!

Como vai?

A priori é necessário passar por uma avaliação médica. Desta forma será possível ter um diagnóstico completo sobre o seu caso, vendo fatores orgânicos e tópicos (Nosso médico é especialista em tricologia). Somente após esta avaliação será possível estipular alguma melhora. Infelizmente, áreas com bulbos cicatrizados não respondem a nenhum tratamento existente, mas a Tricosalus Clinics é capaz de trabalhar nos fios presentes, tornando-os mais volumosos, ou seja, através de um tratamento personalizado seremos capazes de aumentar o calibre e a vida dos fios. O tratamento é focado em tratar tanto a parte tópica (Couro cabeludo) como a parte orgânica. Nós iremos mapear seu organismo através de exames de sangue específicos. O principal objetivo da Tricosalus Clinics é tratar o problema da calvície a 360°, vendo todos os fatores que se tornam agravantes importantes para a progressão da miniaturização dos fios.! A Tricosalus Clinics é a clínica mais avançada nesse setor. Temos certeza que poderemos ajudá-la. Agende sua consulta através do número 011 4550-1420, será um prazer atendê-la!

Atenciosamente,

Equipe Tricosalus

Juliana de Oliveira

20 fev, 2015

Sei que esta em teste nos Eua tratamento para Alopecia Universal e desde Agosto/14 ja se tem bons resultados ate com crescimento total dos fios. Gostaria de saber se ha alguma previsao para entrada desse tratamento com Ruxolitinib no Brasil e onde podera ser encontrado.
Muito obrigada.

clinicatricosalus

03 set, 2015

Olá Juliana!

Tudo bem?

Não temos nenhum informação referente a esse tratamento no Brasil.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus

marilene

14 abr, 2015

entao tenho dermatite seborreica com queda ja a 12 anos sofro mt com coceira ardencia nao sei mais o que fazer ja passei por varios dermatologistas e nada, todos os dias procuro algo novo ,com a esperanca de voltar tudo normal na minha vida. ja gastei com medicos particular enganadores . e nao quero mais ser enganada sei que vcs sao serios e so querem ajudar . por favor me manda uma resposta que seja positiva ou negativa.

clinicatricosalus

02 set, 2015

Olá Marilene, tudo bem?

É necessário que você venha até a clínica para que possamos ajudá-la com seu problema.

O principal objetivo da Tricosalus Clinics é tratar o problema da calvície a 360°, vendo todos os fatores que se tornam agravantes importantes para a progressão da miniaturização dos fios. O tratamento é focado em tratar tanto a parte tópica (Couro cabeludo) como a parte orgânica. Nós iremos mapear seu organismo através de exames de sangue específicos.

Oferecemos também soluções definitivas para a calvície, porém este tipo de tratamento é somente explicado na clínica.

Venha nos conhecer! Temos certeza que podemos ajudá-la!

Estamos disponíveis nos números (11) 4550-1420 ou (11) 4550-1421.

Atenciosamente,
Equipe Tricosalus

marilene

21 jun, 2015

entao, tenho esse problema da dermatite seborreica com queda ja a 12 anos.ja fiz varios tratamentos e nao tive resultado nenhum.. estou a procura de um , gostaria de saber se fazem esse tratamento ai na clinica.sofro mt com tudo isso, me de um resposta por favor nao posso abafar o couro cabeludo se nao ja teria comprado uma peruca me ajudem. aguardo resposta,

clinicatricosalus

28 ago, 2015

Olá, Marilene
Tudo bem?
Primeiramente, é necessário que você passe pela avaliação de um profissional dermatologista/tricologista a fim de descobrir as reais causas de sua queda e posteriormente especificar qual o melhor tratamento indicado para seu caso.
Caso deseje agendar uma avaliação em nossa clínica, estamos disponíveis nos números (11) 4550-1420 ou (11) 4550-1421.
Atenciosamente,
Equipe Tricosalus.

JORGE JEAN

25 jun, 2015

Boa tarde Srs,
Em média qual o investimento para a recuperação capilar de uma pessoa totalmente calva?
Eu passei por muito stress pessoal, com aumento do cortisol e desregulação das supra renais. Como é este processo de tratamento e a compra dos produtos da Tricosalus?
Voces podem me enviar um protocolo desses investimentos e qual dedicação ao tratamento é necessária? EU JÁ sou cadastrado no mailing da empresa.
Eu agradeço a atenção e retorno.

Jorge Jean

Tricosalus Clinics

04 ago, 2015

Olá Sr. Jorge!

Como vai?

Primeiramente precisaríamos de uma avaliação em nossa clinica para estudar o seu caso e montar um tratamento específico para o senhor. Sem essa consulta não seremos capazes de lhe passar um valor. Em relação aos produtos que disponibilizamos em nosso site, o informo que são indicados para casos preventivos e são coadjuvantes de um tratamento médico, ou seja, são usados em conjunto a medicações e a um acompanhamento médico. Se o paciente for totalmente calvo ele não terá efeitos no crescimento dos fios, pois os bulbos já estarão cicatrizados. O objetivo das duas linhas que disponibilizamos no momento, é reequilibrar disfunções do couro cabeludo, tais com excesso de oleosidade, ph do suor e estimulação do crescimentos fios (no caso de bulbos ativos). Caso tenha interesse, entre em contato pelo número 011 4550-1420 e agende uma consulta. Temos certeza que poderemos ajudá-lo!

Atenciosamente,

Equipe Tricosalus

marilene

25 jun, 2015

oi, estou prestes a marcar uma avaliacao com vcs..so vai depender da resposta acima

Tricosalus Clinics

04 ago, 2015

Olá Sra. Marilene!

Como vai?

Através de tratamentos específicos e personalizados para cada paciente, a Tricosalus Clinics é capaz de estabilizar, reverter e devolver a imagem do paciente quando ele tinha todos os cabelos. Mas para prosseguirmos com qualquer tratamento, é de extrema importância que a senhora passe por nossa consulta Dermatológica. Através dela iremos obter um diagnóstico especifico sobre o seu caso, vendo fatores hormonais, genéticos e disfunções do próprio couro cabeludo como excesso de oleosidade, acides do suor etc. Venha nos conhecer, temos certeza que poderemos ajudá-la!

Atenciosamente,

Equipe Tricosalus

Juliana

27 jun, 2015

Bom dia,
Valeu pelas dicas, são de grande importância para nosso dia a dia.
Obrigado.
Assim que possível agendarei uma consulta com vcs.
Grande abraço.

marilene

30 jun, 2015

Oi pessoal. por favor me de uma resposta.

LUNA

02 jul, 2015

Olá, gostaria de saber mais ou menos como é o tratamento quando se trata de fatores genéticos?

Tricosalus Clinics

31 jul, 2015

Olá Luana!

A priori é necessário passar por uma avaliação médica. Desta forma será possível ter um diagnóstico completo sobre o seu caso, vendo fatores orgânicos e tópicos (Nosso médico é especialista em tricologia). Somente após esta avaliação será possível estipular alguma melhora. Infelizmente, áreas com bulbos cicatrizados não respondem a nenhum tratamento existente, mas a Tricosalus Clinics é capaz de trabalhar nos fios presentes, tornando-os mais volumosos, ou seja, através de um tratamento personalizado seremos capazes de aumentar o calibre e a vida dos fios. O tratamento é focado em tratar tanto a parte tópica (Couro cabeludo) como a parte orgânica. Nós iremos mapear seu organismo através de exames de sangue específicos. O principal objetivo da Tricosalus Clinics é tratar o problema da calvície a 360°, vendo todos os fatores que se tornam agravantes importantes para a progressão da miniaturização dos fios. Venha nos conhecer! A Tricosalus Clinics é a clínica mais avançada nesse setor. Tenho certeza que poderemos ajudá-la.

Atenciosamente,

Equipe Tricosalus

marilene

09 jul, 2015

oieeee, nossa1 que demora

Tricosalus Clinics

31 jul, 2015

Olá Marilene!

Como podemos ajudá-la?

Atenciosamente,

Equipe Tricosalus

aline graziele serrato

15 set, 2015

Bom Dia!!
Meus cabelos caem muito já há algum tempo, está ralinho em cima e já se nota o couro cabeludo, fui ao dermatologista ele passou minoxidil, porem somente isso, ´apesar de achar que meu cabelo cai em excesso por causa da oleosidade que e demais, se eu lavo pela manha ao 12:00 dia já esta puro sebo, e alem disso meu caso e genético tem solução? Obrigada

Katia Oliveira

25 jan, 2016

Gostaria de saber se vcs tem filial aqui no RJ?

Bianka Meneghelli Sousa

01 fev, 2016

Boa tarde,

Tenho uma duvida.
O mais adequado para pentear os cabelos é o pente ou escova?

Angelina

26 abr, 2016

Ola!
Gostaria de saber se a primeira consulta é paga, e qual o valor de cada consulta?

Simone Caetano

13 set, 2016

Boa noite. Qual o xampu apropriado para a para lavar o cabelo CNC? Obrigada

Flavia

09 out, 2016

O CNC é indicado para as alopecias cicatriciais tb? Obrigada

Vanessa de castro

07 nov, 2016

Oi
Alguns meses atrás eu usei o óleo de ricino no cabelo e de imediato eu passei a mão nele e saiu um monte de fios na minha mão.O meu cabelo já caia, mas agora tá caindo fora do normal desde então.Eu fui a dermatologista e ela passou passou um remédio para pingar vinte gotas de manhã e à noite durante três meses, mas até agora não diminuiu a queda.O que eu faço? grata

Comente!